Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Após morte de operários, Odebrecht suspende obras do Itaquerão até segunda-feira

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Após a morte de dois operários nesta quarta-feira (27), as obras do Itaquerão - palco da abertura da Copa 2014 - estão suspensas até a próxima segunda-feira.

A paralisação foi anunciada pela Odebrecht, a responsável pelas obras, que decidiu dar uma pausa no andamento da construção "como sinal de respeito às famílias das vítimas."

As obras voltam ao normal apenas nos setores norte, sul e oeste a partir do dia 2 de dezembro, porque não foram afetados. Já o setor leste - onde aconteceu o acidente - foi interditado pela Defesa Civil. De acordo com o coordenador do órgão, Jair Paca de Lima, a interdição afeta 30% do referido setor, o correspondente a uma área de 5 mil metros quadrados.

A Folha apurou que o setor leste voltará a ter obras somente após uma autorização da subprefeitura da região.

"Deve ter ocorrido um erro de procedimento, uma torção do guindaste devido ao peso da peça. Algo também pode ter batido", disse o coordenador da Defesa Civil.

O acidente aconteceu no início da tarde durante uma falha na instalação da última peça na cobertura do Itaquerão - o futuro estádio do Corinthians. No momento em que era içada, o guindaste não suportou o peso da estrutura, que desabou. Partes da estrutura atingiram os operários Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44, montador da empresa Conecta. Eles morreram na hora.

Em nota, a construtora informou que era a 38ª vez que fazia o procedimento no canteiro de obras do estádio. Devido às chuvas dos últimos dias, a operação de montagem da peça foi adiada por uma semana. O engenheiro da obra, Frederico Barbosa, também disse que o guindaste foi montado em cima de uma base de "brita e chapas de aço", um procedimento para proteger o guindaste de um possível "solo encharcado".

ATRASO

O ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, evitou comentar sobre um possível atraso no cronograma das obras. "Infelizmente acidentes acontecem. Estamos passando por um momento difícil. Não estamos pensando nisso [no cronograma]. A preocupação agora é atender as famílias", disse Andres Sanchez, que estava no local no momento do acidente, em entrevista coletiva.

INVESTIGAÇÃO

O delegado do 65º DP, Luiz Antônio da Cruz, afirmou à Folha que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Além do engenheiro da obra, os operários que presenciaram o acidente terão que depor. Os corpos das vítimas serão periciados no IML (Instituto Médico Legal) da zona leste.

OBRAS

O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014 (dia 12 de junho, às 17h) e mais quatro jogos, sendo um deles uma das semifinais.

A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas.

De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página