Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Defesa Civil faz vistoria para avaliar interdição do Itaquerão após acidente com duas mortes

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A Defesa Civil municipal começou na manhã desta quinta-feira uma vistoria no estádio Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo, após o acidente de quarta-feira que deixou dois operários mortos.

De acordo com o coordenador do órgão, Jair Paca de Lima, a perícia deverá durar aproximadamente quatro horas. Com base nela, será definido se todo o canteiro de obras será interditado ou apenas os 30% da área, no entorno do acidente, que já estavam interditados desde ontem.

O acidente aconteceu por volta das 12h50 de quarta-feira, quando a última peça da cobertura que estava sendo instalada desabou de um guindaste e destruiu parte da arquibancada.

A Polícia Técnica também fará perícias hoje no local para tentar apontar a provável causa do acidente. Há três hipóteses para o tombamento do guindaste: o afundamento do solo, um problema mecânico no veículo ou falha humana.

O laudo da Polícia Técnica será determinante para a investigação da Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar o caso e na quarta-feira mesmo ouviu cinco pessoas: dois PMs e três funcionários responsáveis pela obra.

Também hoje, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho farão uma vistoria no Itaquerão para analisar as condições em que atuam os operários da obra.

Hoje, não há ninguém trabalhando. Logo após o acidente, a Odebrecht anunciou que as obras estão paralisadas até segunda-feira.

Ontem, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Construção Pesada pediu a paralisação de todos os trabalhos. "Queremos que a obra seja embargada imediatamente até que seja tudo apurado", disse Antônio Dekeredjmiam, diretor da entidade.

O Ministério Público do Trabalho, órgão federal, informou na quarta-feira, no entanto, que vem acompanhando a obra desde o início e que as vistorias anteriores "não constataram irregularidades cuja gravidade pudesse comprometer a segurança e a saúde dos trabalhadores".

O Ministério Público estadual também investiga o caso. Na quarta-feira, o órgão informou que irá aguardar um novo laudo da perícia, que aponte as causas do ocorrido e indique um eventual comprometimento na estrutura da construção para se posicionar.

O órgão já havia instaurado inquérito para investigar aspectos de segurança e impactos no entorno da obra do Itaquerão.

Editoria de arte/Folhapress

Segundo nota da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, o Ministério Público irá aguardar esses resultados para tomar qualquer medida e, caso seja necessário, pedir a suspensão da obra até que todos os riscos à integridade física dos futuros frequentadores do local sejam descartados.

O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014.

A chance de o Itaquerão não receber jogos da Copa-14, entre eles a partida de abertura, é mínima. A Folha apurou que a Fifa não tem um plano B e vai aceitar o atraso no cronograma de obras do estádio.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página