Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Blatter diz que Itaquerão só será entregue em abril de 2014 e faz pedido a Deus e a Alá

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quinta-feira que a entidade recebeu a informação de que o Itaquerão só estará pronto em meados de abril. Na semana passada, um acidente danificou parte da estrutura da obra e matou dois operários.

"O único estádio que talvez não esteja pronto antes de 14 de abril é a arena em São Paulo. Os demais ficarão prontos antes. Com relação a São Paulo, não há outro plano, por enquanto. Vamos esperar", afirmou.

"O que a Fifa pode fazer, a Fifa pode pedir a Deus, a Alá, a quem quer que seja, para que não aconteçam mais acidentes envolvendo a Copa do Mundo, isso é a única coisa que podemos fazer", completou.

Se essa data de evento-teste for cumprida, o estádio deve estar concluído alguns dias antes, no início de abril.

Corinthians, proprietário do estádio que receberá a abertura da Copa-2014, em 12 de junho, com um jogo do Brasil, e a Odebrecht, construtora responsável, trabalhavam com o prazo de que o estádio estivesse pronto entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Nesta quinta-feira, porém, a empresa confirmou que a entrega deverá ser mesmo em abril.

Se essa data fosse cumprida, o evento-teste poderia ser antecipado. Esses jogos testes servem para que vários aspectos relacionados ao estádio, como acesso do público, gramado, iluminação, entre outros, sejam testados.

Dos seis estádios que ainda serão entregues para a Copa, quatro ficarão prontos somente no ano que vem, estourando o prazo de dezembro de 2013 dado pela Fifa. Além do Itaquerão, Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba) e Beira-Rio (Porto Alegre) terão o prazo estendido.

Arena Amazonia (Manaus) e Arena das Dunas (Natal) devem ficar prontos até o fim de dezembro, mas só serão inaugurados no ano que vem a pedido do governo federal e para se adequar à agenda da presidente Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que os estádios da Copa ficarão prontos com tempo suficiente para serem testados antes do Mundial.

Os que estão prontos são os utilizados na Copa das Confederações: Maracanã, Arena Pernambuco, Mané Garrincha, Fonte Nova, Mineirão e Castelão.

No torneio realizado este ano, que reuniu oito seleções (na Copa são 32), quatro estádios também foram entregues com atraso -- só foram concluídos no início deste ano --, o que impediu a realização de alguns eventos-teste previstos inicialmente pelos organizadores. No caso de Brasília, o gramado apresentou problemas por ter sido plantado somente às vésperas da competição.

O acidente que matou duas pessoas no Itaquerão aconteceu no último dia 27. Na oportunidade, a última peça da cobertura que estava sendo instalada na arena desabou de um guindaste e caiu sobre parte da arquibancada.

A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas.

De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.

O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura e outras cindo partidas da Copa do Mundo-2014.

INAUGURAÇÃO

Antes do acidente, o Corinthians havia anunciado que iria aproveitar o aniversário de 460 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, para fazer o primeiro jogo no Itaquerão. O previsto é que seria entre operários da Odebrecht e funcionários do clube.

A primeira partida da equipe principal do Corinthians deve acontecer no início de março, provavelmente um jogo do Campeonato Paulista, em um domingo. Serão usados os 48 mil lugares fixos do estádio, sem as arquibancadas provisórias.

O estádio corintiano receberá a abertura da Copa do Mundo-2014. Além do jogo inaugural da competição, será sede de mais cinco partidas do Mundial.

INGRESSOS

O atraso na entrega dos estádios da Copa-2014 fará com que os ingressos para essas arenas tenham venda contingenciada no início da segunda fase de vendas. No próximo domingo, a partir das 9h (de Brasília), será aberta mais uma etapa, com bilhetes para as 64 partidas do Mundial.

"Precisamos que todos os assentos estejam devidamente colocados para saber exatamente a capacidade do estádio e evitar que alguém compre um bilhete que não exista. Para esses estádios que estão com atraso não vamos disponibilizar todos os ingressos que poderíamos nessa fase, haverá uma contingência, que será liberada só em etapas posteriores", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.

A Fifa não divulga o número de bilhetes que serão colocados à disposição dos torcedores de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. Estima-se que seja algo em torno de 1,1 milhão, mesmo número alocado aos torcedores na primeira fase. Nesta nova etapa, os torcedores solicitam os bilhetes por meio do site da Fifa (www.fifa.com/ingresso), e aguarda um sorteio caso o jogo que queira tenha maior procura do que bilhetes disponíveis.

Por isso ter uma contingência de bilhetes em alguns estádios, principalmente São Paulo, onde a procura é enorme, diminuirá a chance dos torcedores, já que serão menos bilhetes para serem distribuídos via sorteio.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página