Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Brasil não está pronto para sediar a Copa do Mundo, diz Valdivia

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Alternando jogos e descanso neste ano, Valdivia volta a campo hoje, contra o Audax, às 17h, no Pacaembu. Com 100% de aproveitamento em seis jogos no Paulista, o Palmeiras talvez nem precisasse dele. Mas o técnico Gilson Kleina quer o meia em campo. E o chileno quer jogar.

No ano do centenário do Palmeiras e da Copa do Mundo, Valdivia quer continuar a dar sua volta por cima.

Em entrevista exclusiva à Folha, o jogador fala sobre o Mundial –tanto sobre o desejo de jogá-lo quanto dos problemas de organização.

Também critica a conivência do rival Corinthians com as torcidas organizadas e a violência de um modo geral.

E revela se arrepender de ter jogado muitas vezes sem o tempo adequado de recuperação durante a última gestão Felipão no clube, em 2012.

*

Folha - Qual sua expectativa quanto a disputar uma Copa no país onde mora?
Valdivia -A ansiedade é grande. Meu objetivo é representar o Chile em mais uma Copa. Disputá-la aqui seria maravilhoso. Por isso, tenho me preparado muito, para jogar bem pelo Palmeiras e poder ser convocado.

Você acha que o Brasil está pronto para receber a Copa?
Não, não está pronto. Rivaldo, Romário e muitos jornalistas dizem isso, e eu concordo. Aqui há problemas de segurança, acesso, trânsito, aeroportos. A Copa vai ser a melhor de todos os tempos, mas porque o Brasil é o país do futebol, vive disso, e os melhores jogadores estarão aqui. Mas falta muito quanto à organização.
Leio que há centros de treinamentos que não estão prontos, como o da Rússia, em Itu, que há ampliações com lonas em aeroportos. A imagem que vai ficar para os estrangeiros vai ser ruim. Mesmo assim, vai ser a melhor Copa. O povo e os jogadores vão fazer a diferença.

A imprensa chilena diz que o técnico do Chile, Jorge Sampaoli, está questionando sua convocação. Como é sua relação com ele?
Ele foi um dos poucos a acreditar que eu ainda tinha como jogar pelo meu país. E, para preservar minha sanidade mental, não leio a imprensa chilena.

Você parece mais leve, mais feliz. Está mesmo?
Estou, mas não que eu fosse infeliz. No passado, havia muita fofoca no Palmeiras. Agora, comissão técnica, diretoria e jogadores não permitem isso. O Gilson Kleina deposita confiança em todos, a responsabilidade é dividida.

Zanone Fraissat - 8.nov.2012/Folhapress
Valdivia durante entrevista no CT do Palmeiras
Valdivia durante entrevista no CT do Palmeiras

Você foi cobrado em excesso, injustamente?
Sim. Quando o Palmeiras não conseguia os resultados positivos, o fato de eu não jogar era mais importante do que os erros dos que estavam em campo. Eu era culpado por derrotas em que não havia atuado. Aqueles que podem mais têm de ser mais cobrados. Mas a cobrança não pode ser sobre um jogador só. Isso mexia comigo.
Passei por cima dos protocolos médicos, voltei a jogar antes do tempo e me machuquei. Fiz isso muitas vezes. Até porque as pessoas me pediam "por favor, me ajude, jogue..."

Foi na época do Felipão?
Sim.

*E por que você jogava? *
Acho que faltou autoridade do departamento médico para me vetar. Eu poderia ter sido mais firme. Isso prejudicou minha imagem. Parecia que eu não queria jogar.

Hoje você sente dores?
Sinto. Mas hoje trabalho com um especialista cubano em reabilitação física, o José Amador, que atua também na seleção do Chile. Ele me ajuda a me livrar da dor.

Como você vê os atos de violência contra jogadores?
Bater esperando mudança do jogador é um erro. Quando torcedores arremessaram uma xícara em mim no aeroporto da Argentina [em março de 2013, após jogo pela Libertadores], eu cheguei a dizer para a diretoria que queria ir embora. Mas uma parte minha queria ficar e dar a volta por cima.

Você participa do Bom Senso F.C.? Acredita no movimento?
Participo, sim. Aos poucos, vai dar certo. Os jogadores do futuro é que vão se beneficiar. Se os sindicatos fossem mais duros, não precisava do Bom Senso.

Você apoiaria uma greve?
Depende. Pela violência da torcida do Corinthians, como se comentou recentemente, não. Porque não adianta nada a gente fazer greve se a diretoria do Corinthians não fizer como o [presidente do Palmeiras] Paulo Nobre e tiver uma postura firme com as torcidas organizadas.

Olhando para sua carreira, você acha que deveria ter saído menos à noite?
Muito jogador sempre saiu à noite e se tornou fenômeno. Tem muito jogador crente, que nunca saiu, mas também nunca jogou bem. Quando mais saí, entre 2006 e 2008, foi quando joguei melhor. Não há regra.

É difícil ser o Valdivia?
Muito difícil. É muita responsabilidade. Ser o camisa 10 do Palmeiras, que já teve Ademir da Guia e Alex, estar sempre de cabeça erguida para receber críticas... O couro precisa ser duro. Mas não tem problema. Pode vir que eu aguento. Responsabilidade e caráter há de sobra aqui.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página