Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Neymar precisa jogar para Messi, diz técnico espanhol campeão da Europa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Luis Milla, 48, tem um currículo de respeito para falar sobre o futebol espanhol.

Formado nas categorias de base do Barcelona, onde iniciou carreira, o ex-meio-campista ainda atuou por sete anos no Real Madrid e quatro no Valência antes de se tornar técnico da seleção espanhola campeã da Eurocopa Sub-21 em 2011.

Hoje, à espera de convite para ser treinador de alguma equipe no Campeonato Espanhol na próxima temporada, ele se sente à vontade para falar de Neymar no Barça e analisa o desempenho do atacante brasileiro ao lado do craque do time, o argentino Lionel Messi.

"Ele tem que entender que Messi é importante na equipe e que todo jogador do Barcelona joga ao redor de Messi, que toda bola vai para Messi", diz Milla.

Em entrevista à Folha em Kuala Lumpur, na Malásia, durante evento promovido pela Fundação Laureus, o técnico espanhol também falou de Copa, Diego Costa, Thiago Alcântara e a renovação na atual campeã do mundo.

Ian Walton/Getty Images/Laureus
O espanhol Luis Milla brinca com crianças em projeto da Laureus em Kuala Lumpur, na Malásia
O espanhol Luis Milla brinca com crianças em projeto da Laureus em Kuala Lumpur, na Malásia

*

Como você avalia o desempenho de Neymar neste primeiro ano no Campeonato Espanhol?

Primeiro ano para um estrangeiro na Espanha é sempre muito complicado. Ele tem muita personalidade, começou muito bem, mas falaram muito dos problemas de sua contratações, de como pode afetá-lo. Mas ele está em um bom nível. Acredito que o que mais gostamos em Barcelona é de futebol e o dia em que ele estiver bem vai ajudar muito.

Jolsep Lago/AFP
Messi e Neymar se cumprimentam após gol do Barça
Messi e Neymar comemoram gol do Barça

A comparação de Neymar com Messi o atrapalha?

Ele tem que entender que Messi é importante na equipe e que todo jogador do Barcelona joga ao redor de Messi, que toda bola vai para Messi. Neymar tem que entender que precisa ajudar nossa equipe e ajudar Messi.

Quem deve ser o craque da Copa? Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo?

Temos que ver como as equipes acompanharão estes jogadores na Copa. Sim, é verdade que Neymar é um jogador maduro para ter responsabilidade, mas quiçá não lhe devem dar tanta responsabilidade.

Você acha que Vicente Del Bosque deve convocar o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa para o ataque da Espanha na Copa?

Susana Vera/Reuters
Diego Costa joga pela Espanha
Diego Costa joga pela Espanha

"Tendo a possibilidade e como está rendendo Diego Costa, ele cria uma nova forma de colocar a Espanha para jogar, pois a forma atual já é conhecida. Acredito que Diego Costa é um jogador que tem as condições que podem ajudar a Espanha em circunstância importantes do futebol. Ao final, houve a possibilidade, e a intenção de jogar pela Espanha é justa.

Quem é o favorito para vencer a Copa do Mundo?

Favorito é Brasil, por ser local e ter muitos jogadores com experiência na Europa. O Brasil tem uma grande equipe e um grande treinador. A Espanha vai aspirar [o título]. Vai ser muito parecida como a equipe campeã do mundo. Mas, repito, para mim, o Brasil tem vantagem de jogar em casa.

Você diz que a Espanha vai ser a mesma da última Copa, não há uma renovação?

Acredito que é uma equipe que vai mudar de cara quando terminar este Mundial. Mas os jovens que vem da base já foram campeões da Europa e estão próximos da seleção principal. É difícil alcançar os feitos de uma seleção como esta, mas são bons jogadores. Dizer que vão repetir e ser campeões mundiais são palavras vazias.

Um dos destaques da conquista do título da Eurocopa Sub-21, em 2011, sob o seu comando, foi outro brasileiro com cidadania espanhola, Thiago Alcântara. Ele está pronto para jogar esta Copa como protagonista?

Thiago Alcântara está muito pronto, para mim estará na lista [de convocados]. É um nome preparadíssimo, me surpreendeu a saída dele do Barcelona para o Bayern de Munique. Espero que possa fazer um bom início no Mundial, mas a Copa é longa e acredito que Vicente gosta dessa gente jovem, que mostra personalidade. E ele [Thiago Alcântara] pode ser muito importante.

Nota da redação: o meia Thiago Alcântara sofreu uma lesão no joelho direito no último fim de semana e deve ficar afastado dos campos por até oito semanas.

O repórter Marcel Merguizo viajou a convite da Fundação Laureus

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Folha na Copa
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página