Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lesão de Neymar não assusta a CBF; médicos não veem risco para Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Para a CBF, foi somente um susto. Neymar não deve mais jogar pelo Barcelona nesta temporada, mas é uma preocupação para a Copa.

O atacante brasileiro sofreu edema no quarto metatarso (um osso) do pé esquerdo durante a final da Copa do Rei, na última quarta. O Barcelona foi derrotado pelo Real Madrid, por 2 a 1.

"Isso é uma besteira. É tão pouco grave que o Barcelona nem se deu ao trabalho de informar a CBF. Quando a contusão é séria, é uma das primeiras coisas que eles fazem", disse à Folha o diretor de comunicações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva.

A previsão é que o atleta fique afastado por quatro semanas. Poderia voltar a tempo da última partida do Barcelona pelo Campeonato Espanhol, em 18 de maio, contra o Atlético de Madri.
Especialistas creem que o melhor que o atacante tem a fazer agora é repousar.

"É um osso que para o jogador. Vai doer em qualquer movimento de apoio, de freio, sustenta todo o peso. Se você bate na bola, vai doer. É um ossinho chato. Se eles estão falando em quatro semanas é porque não foi uma pancada tão simples", disse Turíbio Leite de Barros, mestre e doutor em fisiologia.

Para Moisés Cohen, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, não há razões para uma grande preocupação.

"É uma lesão simples. Se ele não fizer nada, vai melhorar. Edemas são acúmulos de água, o que indica um processo inflamatório. Pode ter como origem um trauma ou a fadiga do osso, devido a excesso de treinos ou partidas", afirma o médico.

Neymar jogou os 90 minutos e não aparentou qualquer contusão. Mas, no desembarque da delegação em Barcelona (a final havia acontecido em Valência), o jogador foi visto mancando.

Há a possibilidade de que Neymar seja liberado para realizar o processo de recuperação no Brasil.

Quando Luiz Felipe Scolari fizer a convocação para a Copa do Mundo, em 7 de maio, o atacante ainda estará longe dos gramados.

2ª VEZ EM 2014

É a segunda vez que ele sofre lesão em 2014. Em janeiro, torceu o tornozelo direito em partida contra o Getafe, também pela Copa do Rei. Ficou um mês afastado.

Essa nova contusão acontece no momento em que Neymar é mais questionado pela imprensa espanhola e por parte da torcida.

Ele chegou a ser hostilizado no desembarque dos jogadores, após a derrota na Copa do Rei. Nem o argentino Lionel Messi foi poupado.

Especialistas reconhecem que a lesão poderia ter sido pior. Em geral, quando surgem notícias referente a metatarsos, trata-se de fratura -não é o caso do brasileiro.

"Se fosse fratura, seria bem mais sério. Ele não conseguiria jogar por algum tempo. Edema é simples, o corpo absorve em período de um mês", afirma Vinícius Martins, médico do Palmeiras.

No ano passado, Guerrero sofreu lesão no quinto metatarso do pé esquerdo. Descobriu ser uma pequena fissura. Tentou jogar mesmo assim, tomando injeções para combater a dor. Não conseguiu e teve de operar.

"É uma lesão que limita a movimentação em campo. Se você jogar, joga com dor. Melhor é parar tudo e recuperar", diz o centroavante peruano do Corinthians.

Para Turíbio, a lesão tem até um lado bom: Neymar não correrá o risco de ter um problema mais sério antes do Mundial. "Não vai ser esta contusão no metatarso que vai tirá-lo da Copa", concluiu o fisiologista.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Folha na Copa
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página