55% conhecem estádio do Corinthians como Itaquerão
A maioria dos paulistanos conhece o novo estádio do Corinthians como Itaquerão, mas preferia que ele se chamasse Arena Corinthians, mostra pesquisa Datafolha realizada na terça (20).
Mais do que o custo da obra, quase R$ 1,2 bilhão, é o nome da praça que virou um tema sensível para boa parte dos torcedores do clube.
Palco do jogo de abertura da Copa do Mundo, o estádio ainda não tem nome oficial.
De acordo com a pesquisa Datafolha, 55% dos moradores de São Paulo já conhecem a nova praça como Itaquerão.
Em segundo lugar, com distantes 17%, aparece a Arena Corinthians (nome usado temporariamente pelo clube).
O instituto perguntou ainda qual deveria ser o nome e apresentou cinco sugestões. Neste cenário, Arena Corinthians aparece na frente, com 47% da preferência, seguida de Itaquerão, com 19%, e Arena de São Paulo, 13%.
As outras opções eram Estádio Itaquera (10%) e Fielzão (5%).
A pesquisa, que tem margem de erro de quatro pontos, ouviu 819 pessoas.
"NAMING RIGHTS"
Desde o começo da construção do estádio, a administração corintiana busca um patrocinador que pague para batizar a casa, o chamado "naming rights".
Os dirigentes pedem R$ 400 milhões por 20 anos de contrato, o que tornaria o negócio o maior do gênero no Brasil –o Palmeiras conseguiu R$ 300 milhões pelo mesmo período para seu estádio, ainda em reforma.
Para os cartolas corintianos, caso o apelido Itaquerão se consagre, será difícil convencer alguma empresa a investir tanto dinheiro para emplacar um nome que provavelmente não será usado.
Como a negociação vem se arrastando há cerca de dois anos sem sucesso, o apelido parece estar pegando.
Das sedes da Copa, Salvador e Pernambuco venderam o nome de seus estádios por R$ 100 milhões cada uma, por um período de dez anos.
No mês passado, Andres Sanchez, ex-presidente do clube e responsável pelas obras, esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, para negociar com a companhia aérea Emirates, que já patrocina clubes como Real Madrid, da Espanha, e Arsenal, da Inglaterra –neste último, também paga pelo nome do estádio.
Por enquanto, a indefinição do nome tem provocado desencontro entre os órgãos públicos. A CET instalou placas de trânsito indicando Estádio de Itaquera (ou Itaquera Stadium). Em estações do Metrô, placas dão boas vindas à Arena Corinthians.
Já quem comprou o ingresso para algum jogo na cidade se deparou com o nome Arena de São Paulo.
A prática, aliás, é comum da Fifa, que não reconhece os "naming rights" de estádios nos quais organiza torneios.
Editoria de arte/Folhapress | ||
Livraria da Folha
- "Faço uma Copa do Mundo a cada duas semanas", diz chefão da F-1
- 'Futebol-Arte' reúne imagens de 'peladas' nos 27 Estados do Brasil
- Jules Rimet sumiu três vezes, mas só brasileiros deram fim à taça
- Teixeira e Havelange enriqueceram saqueando o futebol, escreve Romário
- 'Zico não ganhou a Copa? Azar da Copa'