Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Primeira seleção a chegar para a Copa, Austrália desembarca em Vitória

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Com forte aparato de segurança, na periferia do futebol e pouco contato com os brasileiros, a Austrália é a primeira seleção a desembarcar no Brasil para a Copa. A equipe desembarcou nesta quarta-feira (28) às 21h em Vitória (ES), depois de fazer escala em Curitiba (PR).

Equipe mais fraca de um dos grupos mais fortes da competição (com Espanha, Holanda e Chile), a Austrália escolheu como base o Espírito Santo, sem qualquer tradição no futebol. O Estado é o único no Sudeste sem estádio da Copa e com as equipes mais fracas do país -não tem representante nas Séries A, B nem C.

A seleção australiana buscou total isolamento. O hotel Ilha do Boi reservou todos os quartos para a delegação e o acesso à rua do local é restrito, com patrulha dia e noite da Guarda Municipal. O bairro fica numa península com apenas uma via de acesso, com uma guarita na entrada.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Até a moqueca capixaba, prato típico do Estado, sofreu restrições com a equipe. O chef brasileiro contratado pela confederação vai preparar a iguaria, mas sem temperos considerados arriscados, como urucum e pimenta malagueta.

Se a Austrália buscou discrição, a cidade atendeu. Não há qualquer decoração especial em Vitória indicando a presença da seleção -à exceção de uma casa no bairro Ilha do Boi, com uma bandeira do Brasil ao lado da australiana. Cerca de cem jornalistas australianos vão acompanhar o dia a dia da seleção.

"As pessoas não estão muito ligadas em Copa. Vou torcer para o Brasil, mas não há animação na cidade ainda", disse o comerciante Gilberto Almeida, 56. Não há sequer ruas pintadas em verde amarelos -cores que também atenderiam à Austrália.

Até mesmo um protesto contra a Copa, programado para a hora e local de chegada da delegação, não ocorreu. Apenas um grupo de 30 fiéis da Assembleia de Deus de Vila Velha (ES) foi ao aeroporto recepcionar o grupo.

"Viemos dar boas-vindas e fazer uma manifestação em apoio", disse Priscila dos Santos, 24.

Italo Nogueira/Folhapress
Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande (5º da dir. p esq.), participa da recepção da delegação australiana
Governador capixaba, Renato Casagrande (5º da esq. p/ dir.), participa da recepção aos australianos

Um forte esquema de segurança foi montado para a chegada e deslocamento da delegação. O grupo embarcou no ônibus ainda na pista do aeroporto Eurico Salles e partiu direto para o hotel.

A equipe já treina nesta quinta-feira (29) no estádio da Desportiva, equipe da Série D. O gramado foi replantado e vestiários, reformados. O primeiro contato com os brasileiros está previsto para o próximo sábado (31), quando a equipe deve fazer um treino aberto, com a distribuição de 3.000 ingressos gratuitos para moradores da cidade.

Além da Austrália, Vitória também será a casa de Camarões, que chega no dia 6. Os africanos ficarão no Sheraton e, diferente dos australianos, não terão o local todo reservado.

Cameron Spencer/Getty Images
Delegação da Austrália faz escala em Curitiba
Delegação da Austrália faz escala em Curitiba
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página