Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Está tudo silencioso. Silencioso demais

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Presumindo que a recente vitória eleitoral de La Front Nacional não signifique que a França vá optar por desistir da Copa do Mundo e em lugar disso participar de um torneio que só admita pessoas que cresceram a "x" baguetes de distância da Torre Eiffel e tenham entre seus antepassados apenas franceses trabalhadores e de linhagem pura como o marechal Pétain, Les Bleus parecem destinados a partir animados para o Brasil.

Não só o sorteio os colocou em um grupo que os fará dar mais risadinhas que o One Direction [banda pop britânica] no voo de volta do Peru como seus preparativos até agora transcorreram com tal facilidade que, se eles fossem um time amador, seriam conhecidos apenas como "ama", porque não estão sentindo dor alguma.

Como sabe qualquer pessoa criada em um país cheio de jornais sensacionalistas, o propósito de jogos amistosos é "enviar uma mensagem" ou "deixar uma marca", e na noite de terça-feira a França enviou uma mensagem mais transparente do que um negligée refinado ao destruir a Noruega por quatro a zero, na mais enfática das declarações.

E essa declaração, claro, foi a de que "a Noruega é um lixo em campo".

Thomas Samson/AFP
O atacante francês Loic Remy celebra vitória contra a Noruega em Saint-Denis
O atacante francês Loic Remy celebra vitória contra a Noruega em Saint-Denis

A Albânia já havia feito observação semelhante ao vencer em Oslo durante as eliminatórias; até o Jedward [dupla irlandesa de pop-rap] derrotou a Noruega, aliás -tudo bem que isso foi em um concurso de música, mas ninguém deve descartar a possibilidade de que os ocos gêmeos irlandeses sejam capazes de destruir a atual seleção norueguesa também em um campo de futebol.

Ainda assim, ninguém pode derrotar outro time que não aquele que seja colocado em campo contra ele, e a França massacrou a Noruega como se ela fosse um bebê foca.

"Depois de uma semana de bom trabalho, tivemos de mostrar os resultados em campo, e foi o que fizemos, com determinação e intensidade", louvou Didier Deschamps depois da partida.

A vitória não foi perfeita -Mamadou Sakho mostrou logo no começo que não superou sua tendência de imitar Titus Bramble e Mathieu Debuchy enfrentou dificuldades ocasionais na lateral direita-, mas houve muitos sinais encorajadores: Mathieu Valbuena voltou à sua melhor forma, o trio de meio de campo formado por Yoahan Cabaye, Paul Pogba e Blaise Matuidi uma vez mais sugeriu que estará entre os mais fortes da Copa, e os gols de Olivier Giroud e Loïc Rémy confirmaram que a França já não precisa mais confiar no nada confiável Karim Benzema.

Deschamps chegou a sugerir que a Noruega era o adversário ideal, por ter um time parecido com o da Suíça, adversário da França em sua segunda partida na Copa do Mundo.

"Ainda que a Suíça tenha mais qualidade individual, a Noruega não joga futebol ao velho estilo britânico", arrazoou o treinador francês, que até agora conseguiu controlar os conflitos de ego -um feito notável em uma equipe onde até 50 Cent daria um chilique.

Andres Stapff/Reuters
O atacante uruguaio Luis Suárez deixa o hospital após cirurgia no joelho
O atacante uruguaio Luis Suárez deixa o hospital após cirurgia no joelho

NOTAS E NOVIDADES

Rafael van der Vaart não vai desacelerar o meio de campo da Holanda, depois de ser cortado da seleção de Louis van Gaal por conta de um entorta-tornozelo.

*

Luis Suárez vem enviando mensagens de texto ameaçadoras a jogadores ingleses, informando que estará em forma para enfrentá-los a despeito de ter sofrido cirurgia em um joelho danificado. "Chomp chomp chomp >:-E", ou algo assim.

*

Manaus, a cidade onde a Inglaterra enfrentará a Itália em sua primeira partida na Copa, declarou estado de emergência por uma ameaça de inundação.

*

Mais boas notícias para a Inglaterra: comida vencida foi confiscada no hotel em que a equipe se hospedará no Rio de Janeiro durante a Copa, com manteiga, salmão e presunto "inconsumíveis" entre os produtos estragados. "O chef de cozinha da seleção inglesa visitou o hotel Royal Tulip diversas vezes e está satisfeito com a limpeza das instalações", pronunciou um porta-voz da federação inglesa. "Ele também supervisionará de perto a alimentação dos jogadores". O hotel também foi multado por não fornecer camisinhas aos hóspedes, ainda que esta coluna presuma que as pessoas prefiram resolver assuntos como esse sem ajuda do recepcionista. Não que a gente tenha passado por coisa semelhante um dia, claro.

*

Curtis Good, Josh Brillante e Adam Bompracaramba foram cortados da seleção do estereótipo cultural. "Foi difícil reduzir a equipe a 27 jogadores, porque os três rapazes fizeram absolutamente tudo que pedimos durante os 12 dias de treinamento", elogiou o treinador australiano, Ange Postecoglou, logo depois de chutá-los da equipe.

*

E os jogadores da Alemanha estão se recuperando do choque causado pelo atropelamento de duas pessoas por um dos carros durante um evento de automobilismo de um patrocinador, em seu treinamento pré-Copa na Itália. "Nós imediatamente convocamos nosso psicólogo esportivo para conversar com os motoristas e os jogadores", disse Oliver Bierhoff, o diretor geral da seleção alemã.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página