Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Ronaldo diz que pressão sobre ele na Copa-98 é igual à sofrida por Neymar

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Ronaldo era o melhor jogador do planeta pelo segundo ano consecutivo e principal esperança da seleção brasileira, então campeã mundial, que chegou à final da Copa do Mundo de 1998 contra a anfitriã França. Horas antes do jogo decisivo, sofreu uma convulsão.

Ele considera que a responsabilidade que carregava naquela ocasião equivale à que pesa sobre Neymar agora para o Mundial em casa.

"A pressão é igual", comparou em sabatina promovida pela Folha, nesta quinta-feira (29), em São Paulo. "Copa do Mundo é a maior pressão que um atleta pode ter", acrescentou.

Mas Ronaldo aponta benefícios nesta situação. "Tem que transformar em motivação. Eu fazia isso muito bem", disse.

Usando o atleta do Barcelona como exemplo, o ex-atacante também esclareceu a atuação da empresa de marketing esportivo de que é sócio. "A 9ine não administra carreira de jogador, administra a imagem do jogador. Quem cuida da carreira do Neymar é o pai dele. A gente cuidou, em determinado momento, da imagem dele, junto com o Santos", afirmou.

O maior artilheiro dos Mundiais aprovou a primeira temporada do ex-santista na Europa.

"Achei muito boa. Não é fácil ser destaque com o Messi do lado. Acho que o Neymar vai ser o melhor jogador do mundo em um ano ou dois. Se o Brasil ganhar a Copa, e o Neymar for o melhor jogador, em janeiro ele será o melhor do ano", analisou.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Garoto-propaganda de uma série de produtos, Ronaldo garantiu que a Copa não será tão rentável para ele.

"Poderia ter sido, mas não é, e está longe de ser", disse, alegando que seus contratos publicitários são todos antigos. "Se alguém quiser [fechar novo contrato], me avise porque estou querendo e precisando".

"A minha opção de entrar no Comitê Organizador (do Mundial) só fez mal a mim", afirmou Ronaldo. "Há dois anos, venho levando porrada que não é minha. Só fiz distribuir para quem merece. Não posso ficar apanhando calado", opinou, explicando suas críticas às obras de infraestrutura da Copa.

"Tenho sofrido muito, meu sono piorou muito, tenho dormido muito mal, fui chamado de imbecil por expor minha opinião", queixou-se.

APOIO DA TORCIDA

Astro do título mundial de 2002, Ronaldo receitou à torcida brasileira o comportamento dos sul-coreanos naquela competição que co-organizaram junto com os japoneses.

Empurrada pelos torcedores e beneficiada por erros de arbitragem, a seleção da Coreia do Sul realizou sua melhor campanha em Copas, alcançando o quarto lugar.

"Fica a lição para o povo brasileiro executar", observou o ex-atacante. "É uma oportunidade única, em casa", disse, lamentando que não seja mais atleta para jogar pela seleção neste Mundial.

Ele elogiou a sintonia ocorrida na Copa das Confederações do ano passado, quando o time de Felipão conquistou o troféu no próprio país.

"A interação entre torcida e jogadores foi fantástica. Aquilo se transforma em força, velocidade, raça [dos jogadores]. É muito bom sentir isso", afirmou. "Mas o público apoiou porque a seleção jogou bola. Várias vezes, a gente já foi vaiado com cinco minutos de partida".

Para ele, a equipe da casa é a mais forte candidata a se sagrar campeã. "Meus favoritos são, nesta ordem, Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha. Acho que dá Brasil e Alemanha na final", palpitou.

"Acho que a seleção, hoje, é muito equilibrada. Talvez a mais equilibrada de todas as Copas. Está muito bem representada. Não falta nada e nem ninguém", avaliou.

http://www3.uol.com.br/module/playlist-videos/2014/ronaldo-fala-sobre-copa-em-sabatina-1401395900925.js

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página