Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Dançando o samba horizontal

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

"Birds do it. Bees do it", como costumava cantar Ella Fitzgerald, antes de involuntariamente oferecer a esta coluna a oportunidade de traçar uma comparação entre o intelecto dos futebolistas e o dos carrapatos acadêmicos ao acrescentar que "até mesmo as pulgas educadas fazem".

A grande dama do jazz estava cantando, ostensivamente, sobre se apaixonar, mas o verso "let's do it" deixava bem claro sobre o que ela estava realmente falando.

E, com a Copa do Mundo a apenas uma semana de distância, existe um subtexto oculto semelhante borbulhando no Brasil. Como expressar a questão em termos táticos delicados, dignos tanto de uma coluna sobre futebol quanto dos censores que defendem o bom gosto? Er... fervilha o debate sobre o mérito tático das jogadas de penetração.

O técnico mexicano Miguel Herrera ofereceu sua opinião inequívoca sobre a necessidade de os jogadores manterem os lençóis limpos no mês passado, ao declarar que "se um jogador não pode passar um mês ou 20 dias sem ter relações $exuais, ele não está preparado para ser futebolista profissional", antes de provar que jamais foi forçado a assistir a um filmezinho horrível de Josh Hartnett ao acrescentar que "40 dias de abstinência sexual não vão prejudicar ninguém".

Sandra Perdomo/Xinhua
O técnico Miguel Herrera, da seleção mexicana, durante uma entrevista
O técnico Miguel Herrera, da seleção mexicana, durante uma entrevista

Pamela Peeke, médica e porta-voz do American College of Sports Medicine, ofereceu uma indicação sobre os motivos para que Herrera esteja adotando essa política: "A questão é que os treinadores simplesmente não confiam nos diabinhos... existe uma crença generalizada de que os homens não conseguem controlar seu apetite sexual".

A posição de Herrera levou Jürgen Klinsmann, técnico dos USA! USA! USA!!!, a destacar a diferença no comportamento de seu país adotivo, do lado norte da fronteira. "Acredito que encaremos essas coisas de modo bem casual. As famílias deles podem acompanhá-los sempre que quiserem... Creio que temos um grupo unido e um ambiente de união, muito aberto, muito casual", ele europeou.

As atitudes são igualmente relaxadas mais ao sul. O treinador brasileiro Felipão não vê problema no samba horizontal, desde seja um samba horizontal normal.

"Há certas formas, certas maneiras, e outros que fazem acrobacias. E isso, não. Nós vamos estabelecer limites e falar sobre isso com os jogadores".

E sua política de estacionar o ônibus do jeito jornal conta com completo apoio de Carlos Valderrama, antigo meio-campista da seleção colombiana.

"Se nós tivéssemos feito $exo na Copa do Mundo, teríamos nos saído melhor", ele disse.

"Você não deveria tentar posições como as cataratas do Tequendama, ou a montanha-russa ou qualquer outra posição estranha. O negócio deve ser tranquilo, gostoso, sem inventar posições insanas".

Embora esta seja uma coluna por e-mail distribuída para o mundo inteiro, devemos admitir que "as cataratas de Tequendama" são novidade para nós, já que se trata de uma queda de água de 132 metros alimentada por um rio sujo que se despeja em...

E não são só os jogadores que ficam sujeitos a toda essa imundície. Já que os hotéis da Copa do Mundo estão completamente lotados ou elevaram seus preços à estratosfera, parece ter surgido uma alternativa popular e barata.

"Os motéis são uma pechincha", elogiou o relações públicas de um site de viagens, acrescentando que uma noite em uma dessas casas de má reputação pode sair por até US$ 70 menos do que uma noite em um hotel de terceira categoria, e que o minibar desses estabelecimentos também costuma ser mais divertido.

Isso significa que as profissionais do $exo brasileiras estão estudando inglês na esperança de conversar na linguagem do amor com os 600 mil estrangeiros que o país aguarda.

O cara encarregado de ensinar língua às damas da noite? Um tal Igor Fuchs. Se alguém tem um nome mais apropriado ao torneio...

FRASE DA SEMANA
"Quando vou à Inglaterra, me comporto como um padre pacífico. Espero que todo mundo que venha a Manaus também se comporte como padre... Em Manaus, nem mesmo temos um bom time de futebol. O principal esporte aqui é o jiu-jitsu. E ele é menos violento que os arruaceiros do futebol"
Arthur Virgílio Neto, o prefeito de Manaus, pedindo calma aos torcedores ingleses visitantes e sutilmente revelando que os moradores locais são escolados na arte de baixar o cacete.

NOTAS E NOVIDADES
O mais influente curandeiro de Gana alegou ser responsável pelo entorta-joelho que ameaça a participação Dele [Cristiano Ronaldo] na Copa do Mundo. "Essa lesão não poderá ser curada por um médico; eles jamais conseguirão ver o que a está causando, porque é espiritual", celebrou Nana Kwaku Bonsam. "Hoje é o joelho, amanhã será a coxa, depois de amanhã alguma coisa mais".

*

Uma suspeita de caquinha no ligamento do joelho pode tirar Alex Oxlade-Chamblerlain da Copa, ainda que suas lesões de temperamento não devam significar suspensão para Raheem Sterling depois que ele foi expulso em um amistoso da Inglaterra contra o Equador.

*

O treinador brasileiro Felipão diz que derrotar o Panamá por 4 a 0 em um amistoso preparatório não vale nada. "Hoje fomos relativamente bem, mas vou exigir ainda mais", ele exigiu.

Pedro Ladeira/Folhapress
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari

*

José Pékérman lamentou a lesão de ligamento cruzado que tirou Falcao Garcia da Copa do Mundo, dizendo que ela representa "o dia mais triste que já tive desde que me tornei técnico da Colômbia".

*

Louis van Gaal disse que a equipe holandesa não está rachada pelas usuais disputas internas, facadas nas costas e antipatia mútua generalizada que a conduziu a três finais da Copa do Mundo. Por isso, o melhor é contar que a Holanda não passe da primeira fase. "Agora eles gostam de mim. Sinto que não temos problema algum", proferiu o treinador.

*

Depois que um jornalista inglês perguntou a ele se a Inglaterra venceria a Copa do Mundo, Andrés Iniesta conseguiu não rir. "A Inglaterra sempre será candidata, sempre tem de ser considerada como uma das favoritas por conta de sua história, de seus jogadores e porque eles têm um estilo claramente definido", ele disse.

*

Em uma notícia que não ajudou o guia da Copa que o "Guardian" já havia enviado para impressão, Roy Keane se demitiu de sua posição de comentarista na ITV uma semana antes da abertura da Copa.

*

E a despeito do fato de que boa parte da rede de transporte ainda não tenha sido completada, a presidente brasileira Dilma Rousseff defendeu os preparativos de seu país para a Copa do Mundo: "Em todo lugar do mundo esses grandes projetos de engenharia são sempre completados de última hora. Ninguém constrói um metrô em dois anos. Bem, talvez a China", ela resmungou, levando os dirigentes da Fifa a imaginar se ainda havia tempo de transferir a bagaça toda para Xangai.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página