Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Ética é o único caminho

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Com o interior da torre desta coluna recentemente decorado com papel de parede feito de tabelas da Copa publicadas ontem pelos jornais, a briga entre diversos jogadores da seleção holandesa, e toda a equipe de Camarões recusando embarcar no voo para o Brasil até que o valor de sua premiação fosse resolvido, qualquer resquício de impressão de que a Copa do Mundo ainda não pegou embalo se evaporou completamente.

Mas isso tudo (a batalha destes colunistas com o escovão e o balde de cola, o arranca-rabo entre Arjen Robben e Bruno Martins Indi durante o treinamento holandês, e a disputa entre os camaroneses em crise e sua federação) é café pequeno, e aprovado oficialmente pela Fifa, se comparado às vicissitudes dos "parceiros" da entidade que governa o futebol mundial e estão ajudando a financiar a quermesse de futebol e samba que é a Copa do Mundo da Fifa Adidas Coca-Cola Hyundai/Kia Motors Emirates Sony Visa Budweiser Castrol Continental Johnson & Johnson McDonald's Moy Park Oi Yingli Apex Brasil Centauro Garoto Itaú Liberty Seguros Wise Up Football For Hope Brasil 2014.

Visa e Adidas se uniram à Hyundai/Kia, Coca-Cola e Sony ao solicitar que a Fifa trate com seriedade as alegações de suborno, a menos que Sepp Blatter e seus colegas de cartolagem desejem que futuros torneios sejam patrocinados pela Hi-Tec, Trabant, Morrisons Cola e Alba.

Dos seis principais patrocinadores da Copa, apenas a companhia de aviação Emirates se recusou até agora a comentar sobre as alegações de suborno, presumivelmente porque está ocupada demais implementando sua política de demitir comissárias que engravidem nos três primeiros anos de trabalho para a empresa e por isso não tenham como se envolver em uma controvérsia sobre comportamento profissional antiético.

A Sony já declarou esperar que a Fifa garanta que as revelações sobre as trapalhadas de Bin Hamman sejam "devidamente investigadas", enquanto a Adidas e a Coca-Cola nos últimos dias divulgaram comunicados falastrões contendo frases como "missões e ideais", "teor negativo"e "câmara investigativa do comitê de ética da Fifa".

A Visa afirmou que esperava que a Fifa "tomasse as devidas medidas", ainda que só o futuro dirá se isso representa ou não uma ameaça implícita de rompimento do relacionamento romântico que a ajuda a "realizar ampla gama de objetivos empresariais, entre os quais sustentação de marca, alcance mundial e relevância local", depois que coisa toda for varrida para baixo do tapete.

"Nunca ignoramos as reportagens na mídia sobre alegações éticas no futebol! Mas vamos deixar o comitê de ética trabalhar", afirmou Blatter no Twitter, um dia antes da data em que o advogado Michael Garcia, de Nova York, prometeu apresentar suas conclusões sobre como o direito de sediar as Copas do mundo da Rússia e Qatar foi conquistado, antes de transmitir suas conclusões ao supramencionado comitê de ética, em algum momento do mês que vem.

Enquanto isso, teremos de confiar em 32 das melhores seleções de futebol do planeta, rachando em busca do troféu da Copa do Mundo, para nos fornecer diversão e entretenimento padrão Fifa.

Bobby Yip/Reuters
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, no aniversário da federação de Hong Kong
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, no aniversário da federação de Hong Kong

FRASE DO DIA
"Não somos o Taleban, com uma só maneira de jogar. Posse de bola sem profundidade não faz sentido algum" - o treinador espanhol Vicente del Bosque não adianta mais elementos sobre sua comparação entre o tiki-taka e o movimento político fundamentalista.

FRASE DO DIA 2
"Minha melhor dica para os escritores é não apressar uma história. Anote muitas ideias e depois monte a história com elas. Nem todas as ideias funcionam, mas se você dedicar o tempo necessário, vai acertar", aconselhou o muito, muito famoso autor de livros infantis Frank Lampard ao Fiverão, o que teria nos ajudado muito, muito alguns anos atrás.

NOTAS E NOVIDADES
Gary Neville só quer passear na praia. "Sai pra lá, só quero passear na praia", ladrou o assistente de Mr. Roy [Hodgson, o técnico da seleção inglesa] a jornalistas brasileiros, nas areias de São Conrado.

*

Clarence Seedorf saiu do Milan pela porta dos fundos, depois de apenas cinco meses. "Filippo Inzaghi foi apontado como treinador do time principal e seu contrato vai até 30 de junho de 2016", trombeteou um cartola da equipe.

*

Boa notícia: Paul Scholes pode voltar a ser a lenda do Manchester United, em lugar de um blogueiro a serviço de bookmakers, depois da notícia de que Nicky Butt e Phil Neville talvez continuem no time para trabalhar sob o comando de Louis van Gaal.

*

Luis Suárez está confiante de que seu menisco estará curado a tempo para que ele marque o terceiro gol na derrota da Inglaterra contra o Uruguai por três a um, em de 19 de junho. "Emocionalmente, me sinto bem; psicologicamente, me sinto espetacular", ele celebrou.

*

A seleção de Camarões encerrou sua greve e partiu para o Brasil depois de um acordo com a federação do país quanto a pagamentos. "Agora há acordo, e não há necessidade de tratar a coisa como uma grande história", disse o treinador Volker Finke, que ficará feliz por termos publicado a nota quase no fim da seção de notas e novidades.

*

E o Salisbury City, da quinta divisão do futebol inglês, que foi ordenado a colocar suas finanças em ordem, assinou com o príncipe Khalid Bin Bader Alsaud, da Arábia Saudita, um médio-volante combativo. "Estou muito feliz por jogar no Salisbury City, que demonstrou um interesse em jovens jogadores que é muito encorajador para mim. Quero agradecer ao time e ao novo presidente, Sr. Outail (Touzar), pela fé que mostraram em mim, e espero conquistar alguma experiência nesta temporada e mostrar que mereço um lugar no time".

Andrew Yates - 11.abr.2013/AFP
Auxiliar técnico da Inglaterra, o ex-jogador Gary Neville
Auxiliar técnico da Inglaterra, o ex-jogador Gary Neville

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página