Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O grego: "Inimigos e amigos"

Mais opções

A "seleção azul" de Fernando Santos está mais do que pronta para começar a 20ª Copa do Mundo, que este ano acontece na "terra do samba", o magnífico Brasil. A Grécia abre as cortinas em seu grupo contra a forte Colômbia, que reaparece na Copa depois de 16 anos mas não contará com duas importantes "ferramentas" em sua equipe, o grande atacante Falcao Garcia (que não conseguiu se recuperar de uma lesão) e o meio-campista Aldo Leao Ramirez, que está com o joelho lesionado.

No entanto, isso não diminui em nada a força da equipe do treinador argentino José Pékerman, que conta com outros grandes jogadores como o jovem Jaime Rodriguez e os agressivos Jackson Martínez e Carlos Bacca. Especialmente o primeiro, que vem enfrentando dificuldades no Monaco da França, tem toda chance de chegar ao topo e se posicionar como um dos maiores astros do torneio.

A Grécia não enfrenta problemas sérios no momento. O zagueiro Socrates Papastathopoulos completou 26 anos recentemente (9/6) e superou uma lesão, devendo retornar à equipe principal ainda que não tenha sido escalado para o amistoso contra a Bolívia. A equipe técnica (com a participação do nutricionista Yannis Kotsis) encomendou um bolo especial para a festa do zagueiro, para prevenir que os atletas ganhassem peso, mesmo que poucos quilos. Papastathopoulos teve um bom ano jogando pelo Borussia Dortmund na Alemanha, e é o homem chave da defesa.

"A verdade é que a partida será difícil. A Colômbia é um time muito competente, com grandes nomes, jogadores que competem em torneios importantes. Mas também temos um bom time, e seria desnecessário dizer que acredito que a Grécia já o tenha provado em campo. É hora de jogar essa partida, agora, e de nos afirmarmos em campo, como sempre fazemos, não importa qual seja o oponente", disse Papastathopoulos. "A ausência de Falcao Garcia é boa para nós", completa.

"Falcao Garcia é muito perigoso, quando está em boa forma. É um jogador de classe mundial. Assim, para a nossa seleção, é bom que ele esteja de fora. Mas para a Copa do Mundo, isso não é bom; com os desfalques de Ribéry, Reus, Falcao Garcia e outros jogadores ela se torna mais pobre. É uma pena. No entanto, a Colômbia conta com muitos outros jogadores para preencher o vazio deixado por Falcao Garcia", ele disse.

Ao lado de Papastathopoulos joga Kostas Manolas, um grande talento que já está flertando com o Benfica, pelo que se diz.

Manolas, sobrinho de Stelios Manolas —talvez o maior zagueiro central que o futebol grego já teve— é forte, rápido e tem um grande futuro. Ele faz aniversário no dia do jogo contra a Colômbia e já prometeu uma grande apresentação.

Na lateral direita joga Vasilis Torosidis (que fez aniversário em 10 de junho), atleta da Roma, conhecido pelas arrancadas e chutes repentinos. E pela esquerda está escalado o forte Jose Cholempas, criado na Alemanha e um jogador muito potente. O trio do meio de campo é formado por Yiannis Maniatis do Olympiakos, um meia incansável, pela direita; o brilhante Kostas Katsourani no centro; e o veloz Panagiotis Kone, do Bologna, pela esquerda. No ataque, Yannis Fetfatzidis, do Genoa, jogará pela direita; Fanis Gekas, do Konyaspor (da Turquia) será o centroavante; e Georgios Samaras, do Celtic, um remanescente de passadas seleções, atua pela esquerda. O goleiro será Orestis Karnezis, da Udinese, que passou a temporada emprestado ao Granada, da Espanha, com algumas partidas espetaculares, como na vitória de sua equipe sobre o Barcelona por um a zero.

Enquanto isso, o treinador português da seleção grega, Fernando Santos, sabe que terá de apresentar seu melhor desempenho, em seu torneio final no comando da equipe. O Grupo C, com a Colômbia, Japão e Costa do Marfim como adversários, não é fácil.

Mas a "seleção azul" está acostumada há muito tempo a ter resultados, e sabe disso muito bem.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página