Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O ganês: "Empolgados, ganeses estão prontos para eliminar EUA de novo"

KOFI ADU DOMFEH
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

As mídias sociais de Gana estão agitadas com as crescentes expectativas em relação à estreia da seleção na sua terceira Copa do Mundo.

Especialmente o Facebook, onde o dirigente ganês Listowell Bukarson escreveu em seu perfil que "se nada sair do esperado, os Estrelas Pretas de Gana vão deixar uma impressão indelével no futebol mundial".

O placar de 4 a 0 dos Estrelas Pretas contra a Coreia do Sul, último teste da equipe antes do Mundial do Brasil em 2014, aumentou muito a moral dentro de campo e entre a população de Gana.

Este era também o espírito quando Gana progredia no torneio de 2010, na Africa do Sul —todo o continente africano estava atento—, mas, infelizmente, nas quartas de final eles foram cruelmente eliminados na decisão por pênaltis pelo Uruguai (coincidentemente o algoz brasileiro em 1950).

Mas os Estrelas Pretas sabem da responsabilidade que têm pela frente em relação às expectativas da torcida em todo o continente africano e outras partes do mundo.

O veterano meio-campista norte-americano Kyle Beckerman sabe que sua equipe terá que dar o melhor para derrotar o time ganês, que "se mostra forte, rápido e tecnicamente bom". Entretanto, os norte-americanos estão confiantes na vitória neste primeiro jogo contra Gana, num dos mais difíceis encontros do Grupo G nesta segunda-feira (16/6), em Natal. "Nós conseguiremos", disse à ESPN o confiante Beckerman.

Mas os ganeses não encaram os EUA como um "time à altura", se referindo orgulhosamente às duas eliminações dos americanos nas últimas Copas. Gana derrotou os EUA na primeira rodada em 2006, e nas oitavas de final em 2010.

Contudo, os Estrelas não estão tão relaxados. O capitão Asamoah Gyan encara o primeiro jogo como crucial para a classificação na primeira rodada. Ele não gostaria de decepcionar os ganeses nem a África —lembrando que foi ele que perdeu um dos pênaltis de Gana que valiam vaga para a semifinal na Copa-2010.

Gyan marcou um gol contra a Coreia do Sul mostrando a sua liderança para levar o time ao título da Copa do Mundo. Junto a Kelvin Prince Boateng e os irmãos Ayew, Gana vai tentar procurar oportunidades de finalização em contra-ataques contra os EUA.

A impossibilidade de Michael Essien de jogar a Copa de 2010 foi um forte desfalque no último torneio, e a sua ausência foi muito sentida pela seleção de Gana. Sua aparição no Brasil é vista como um empurrão moral dentro de campo e para suprir as expectativas dos torcedores ganeses.

Segundo o ranking da Fifa, a seleção de Gana (37ª colocação) é a última do grupo G, no qual se encontram os EUA (13º), a Alemanha (2º) e Portugal (4º). Mas nenhum desses times está subestimando a força dos Estrelas Pretas.

Gana x Estados Unidos é, portanto, decisivo para as duas equipes se elas quiserem passar à próxima fase.

O técnico dos Estrelas Pretas, Kwasi Appiah, obviamente está ciente da tarefa. Os ganeses precisam de gols para seguir às finais, e Appiah até já deu dicas de uma nova dança de comemoração para celebrar os gols marcados contra os EUA.

Gana pode viver a sensação de jogar em casa fora de casa no Brasil, graças à ajuda de um grupo de torcedores que estarão animando os Estrela Pretas para uma vitória no estádio.

Os fãs do futebol em Gana estão também decorando as ruas, pontos importantes da cidade e outros lugares com as cores vermelha, amarela e verde, cores da seleção do país, preparados para cantar, brincar e torcer pela vitória.

Tradição Giovanna Salerno

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página