Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O belga: "Bélgica quer vingança contra o Brasil"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

O jogo contra a Argélia será o primeiro da Bélgica em Copa do Mundo desde que a seleção foi eliminada no Mundial do Japão (2002), nas oitavas de final, pelo Brasil.

Muitas pessoas na Bélgica ainda acreditam que a equipe perdeu aquele jogo por causa do juiz. Peter Prendergast, jamaicano, anulou o gol de Marc Wilmots —nosso atual técnico— por uma falta de ataque que ninguém (na Bélgica) parece ter visto. O placar ainda estava 0 a 0 naquele momento e com um 1 a 0 tudo poderia acontecer.

Quando Fred conseguiu um pênalti no jogo de abertura contra a Croácia todos na Bélgica disseram: "vocês estão vendo, o juiz sempre favorece os grandes países."

De qualquer forma, depois de doze anos os diabos vermelhos estão de volta em uma Copa do Mundo. De fato, a Bélgica esteve em todas as Copas entre 1982 e 2002 e quase sempre se saiu muito bem. Como em 1986, no México, quando chegou nas semi-finais e só perdeu da Argentina por causa do inacreditável Maradona.

Todos em nosso país questionam se de fato este atual time pode se sair melhor do que os times dos anos 1980. A Bélgica não só volta à Copa do Mundo, mas ela volta para causar um grande impacto. Muitos comentaristas acreditam que esse time poderia ser o azarão dessa Copa.

Na Bélgica, a febre da Copa do Mundo é enorme. Toda cidade tem um grande telão na praça principal para que os fãs possam assistir aos jogos juntos. Todo o país está vestido de vermelho.

As expectativas são grandes já que nas eliminatórias o time se classificou bem contra a Sérvia e a Croácia, times muito conhecidos pelos brasileiros, sem perder nenhum jogo. Além de que, nas últimas semanas, eles também ganharam os últimos três amistosos: 5 a 1 contra Luxemburgo, 2 a 0 contra a Suécia e 1 a 0 contra a Tunísia.

Marc Wilmots teve que acalmar o entusiamo da imprensa e da população. Muitos deles já estão sonhando com uma vingança em uma final contra o Brasil.

Mas não vamos nos antecipar. Os diabos vermelhos têm que se classificar para a segunda fase, porém o grupo H não parece tão difícil e somando o fato de que temos estrelas mundiais como o goleiro Thibaut Courtois (Atlético de Madri), Vincent Kompany (capitão do Manchester City) e Eden Hazard (do Chelsea e um dos jogadores indicado para o melhor jogador da Liga Inglesa), isso não deve ser um problema.

A Argélia é o primeiro adversário. Os belgas os esperam muito defensivos, o que é ruim. A equipe ganhou um empurrão com a volta (em forma total) do centroavante Rommelu Lukaku (que saiu mancando do jogo contra a Tunísia com uma contusão no joelho).

E a Bélgica tem boas memórias de Belo Horizonte. Em 1950, o estádio Independência foi cenário de uma das maiores zebras da história das Copas do Mundo. Os amadores dos EUA derrotaram os profissionais da Inglaterra (1 a 0), e o lateral esquerdo americano, Joe Maca, era na verdade belga.

Tradução: Giovanna Salerno

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página