Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

A camaronesa: "Camarões joga pela vida na Copa diante da Croácia"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Camarões e Croácia se encontram para o segundo jogo dos dois times nesta Copa, na quarta (18).

A Croácia é uma equipe que não chama a atenção dos torcedores, especialmente os africanos. Mas os especialistas concordam em dizer que é um time difícil de lidar, pois tem muitos bons jogadores.

"Será um jogo difícil, pois Camarões não pode perder e a Croácia é um adversário temido", acredita Joseph Antoine Bell, antigo jogador de Camarões e hoje consultor esportivo.

Para ele, tudo vai depender do esquema tático dos Leões indomáveis. "Os jogadores camaroneses têm um desempenho suficientemente bom. Quer dizer, nos seus respectivos clubes", afirmou Bell.

"Se calibrássemos nossa seleção à altura dos seus jogadores, poderíamos dizer que ela está no patamar da Liga dos Campeões", ele opina. "Não há, portanto, razões para que Camarões não faça pelo menos um ponto. É preciso somente que coloque os jogadores certos nas posições corretas", conclui ele.

Outro ex-Leão Indomável e hoje treinador em Camarões, Victor Ndip Akem, concorda. "Será difícil. Nós temos jogadores maravilhosos e um técnico que comete erros. Vemos nomes como Joel Matip e Vincent Aboubakar, que são super requisitados em seus clubes, no banco da seleção. Enquanto isso, o técnico coloca para jogar atletas inexperientes, reservas em seus clubes", afirma.

"Camarões pode fazer uma boa apresentação contra a Croácia. O problema é que o técnico Finke não sabe onde e quando alinhar os jogadores. Por que colocar jogadores com mais idade ou machucados para jogar os 90 minutos? Na nossa época, Roger Milla entrava nos vinte minutos do segundo tempo e fazia a diferença", acrescenta Akem, que fez parte da seleção de 1990, a primeira equipe africana a se classificar para as quartas de final de uma Copa.

O ex-jogador Bertin Ebwelle, que também fez parte da cruzada de 1990 na Itália, reitera a preocupação. "Sobretudo porque até o momento Camarões se mostrou uma equipe tímida, que optou pela defesa, o que não ajudou contra o México", avalia Ebwelle.

Para ele, que hoje é técnico, para melhorar o desempenho de Camarões nas próximas competições é preciso mudar a maneira de se preparar. "Hoje, Camarões se limita às datas da Fifa. Mas a equipe precisa de muitas partidas preparatórias, de uma preparação maior que a dos outros times. Só assim será possível avançar às quartas e ir além", conclui Ebwelle.

Camarões e Croácia são duas seleções que têm praticamente o mesmo percurso. As duas foram derrotadas no jogo de estreia da Copa do Mundo. Elas também se classificaram para a Copa quase da mesma maneira. Camarões se classificou no jogo de volta contra a Tunísia (4 a 1), depois de um empate (0 a 0) no jogo de ida. A Croácia também se classificou no jogo de volta contra a Islândia (2 a 0), depois de um empate em casa (0 a 0). Os dois times fazem parte do Grupo A junto com o Brasil e o México, que ganharam a primeira partida.

Tradução: Giovanna Salerno

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página