Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Autores festejam sucesso de 'hit' argentino na Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Quando o jogo acabou no Mineirão no último sábado (21), os mais de 30 mil argentinos no estádio se recusaram a ir embora. Ficaram mais de 10 minutos cantando uma música provocando o Brasil, que lembra a vitória da equipe de Maradona sobre a seleção de Sebastião Lazaroni na Copa de 1990 e termina com a estocada suprema:

Maradona é melhor do que Pelé.

O coro deve se repetir nesta quarta (25), quando a Argentina enfrentar a Nigéria.

A música que foi batizada de "Brasil decime que se siente..." (Brasil me diga como se sente) foi composta no mês passado por um grupo de amigos. A provocativa letra é quase toda de autoria de Ignácio "Nacho" Harraca, 30.

Ele e mais oito amigos viajam acompanhando a Argentina nos jogos do Mundial.

"Foi um projeto coletivo. Não uma ideia individual. Nós achamos que era preciso uma canção para esta Copa do Mundo no Brasil. Algo que marcasse o torneio", afirma Harraca, que chegou a Porto Alegre na noite desta terça (24).

Ele reclama que as músicas de incentivo para a seleção de Messi tem muitos "vamos, vamos" e são repetitivos. Nem imagina o debate quanto à ausência de gritos de guerra entre os torcedores brasileiros.

De acordo com Patricio Scordo, outro integrante do grupo, Harraca ficou encarregado da letra por ser o mais criativo. Como a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final do Mundial de 1990, surgiu a ideia de perguntar aos brasileiros como se sentem por ter no país o "seu papai", falando sobre uma suposta freguesia no futebol.

Esta terça foi aniversário de 24 anos da partida em que Cannigia fez o único gol do confronto em Turim, na Itália.

"Nosso primeiro pensamento foi fazer a música chegar ao Maracanã. Depois, a coisa evoluiria naturalmente", explica Harraca.

Eles começaram uma campanha nas redes sociais divulgando a letra. Conseguiram alguns adeptos. A primeira vez que foi cantada coletivamente foi no dia 14, véspera da estreia da seleção no Mundial, em bandeiraço de argentino em Copacabana, no Rio de Janeiro.

"No Maracanã, durante o jogo com a Bósnia, precisávamos de ajuda. Pedimos para algumas pessoas que estavam ao nosso redor cantarem junto. Eram 10 ou 12. Aos poucos, foi se espalhando", confessa.

Como pólvora. Depois desse dia, em qualquer lugar onde argentinos se reúnem durante a Copa, após alguns minutos, alguém começa:

"Brasil decime que se siente..."

É a chave para tantos quantos estejam ao redor se juntarem na provocação.

Espalhou-se tanto que no último domingo (22) vazou vídeo dos jogadores argentinos, na concentração em Vespasiano (27 km de Belo Horizonte) a cantando em coro. O que é motivo de imenso orgulho para Nacho Harraca e seus amigos. Eles queriam que a canção caísse no gosto da "hinchada" (torcida), mas não pensavam que seria desta maneira.

"Nós temos um objetivo. Cantar com uma multidão na Praça de Maio [em Buenos Aires]depois da Copa do Mundo, com a Argentina campeã. É onde se festejam os títulos do futebol argentino", espera.

O grupo de amigos tem ingressos apenas para os jogos da primeira fase e vai começar a corrida para conseguir entrar no estádio a partir das oitavas de final. Harraca diz que a música não tem a menor intenção de ofender os brasileiros e é uma brincadeira.

"A rivalidade Pelé e Maradona é divertida. É para brincar um com o outro. De fato, é difícil tirar sarro dos brasileiros porque eles têm cinco títulos mundiais e nós temos apenas dois. A canção é para todo mundo se divertir. Não tem intenção de espalhar violência e que ninguém brigue por causa dela", explica.

Veja a letra da música:

Brasil decime que se siente
Tener en casa a tu papá
Te juro aunque pasen los años
nunca nos vamos a olvidar
Que el Diego te gambeteó
que Cani te vacunó
que estás llorando desde Italia hasta hoy
A Messi lo vas a ver, la Copa nos va a traer
Maradona es mas grande que Pelé

Tradução

Brasil, me diga o que sente
Ter em sua casa o seu pai (nota da Redação: Referindo-se a uma suposta freguesia da seleção brasileira para a Argentina em Copas)
Juro que mesmo que passem os anos
Nunca vamos nos esquecer
Que Diego os driblou e Caniggia os espetou
Estão chorando desde a Itália até hoje
A Messi vocês vão ver
A Copa vai nos trazer
Maradona é melhor que Pelé

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página