Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O argelino: "Derrota proibida para os guerreiros do deserto"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A Argélia inteira está sonhando com uma classificação histórica dos "Verdes" antes do apito final, para seguir para as oitavas de final do Mundial. Nesta quinta (26/6) Argélia x Rússia, se enfrentam pela terceira rodada do Grupo H, em Curitiba.

A missão não será fácil contra os russos, já que, depois da derrota para a Bélgica, eles não têm outra escolha a não ser vencer para tentar passar para a próxima etapa do Mundial. O técnico Fabio Capello vem sendo muito criticado na Rússia, ele que já se encontrou com a Argélia na Copa do Mundo de 2010, quando estava à frente da Inglaterra e não conseguiu a vitória, com um 0 a 0 graças às características defensivas da Argélia do técnico Rabah Saadane, que não ousou obter os três pontos.

Os argelinos têm uma vantagem psicológica em relação aos russos, depois da bela vitória contra a Coreia do Sul, com a qual a Rússia só empatou na primeira partida do Grupo. Resta saber qual estratégia do técnico Halilhodzic vai escolher para conduzir este jogo. Usará os mesmos 11 que começaram contra a Coreia do Sul ou vai evitará riscos começando o jogo com um atacante a menos?

Neste caso, ele deve deixar Djabou ou Brahimi de fora e colocar Lahcen na batalha, guardando a mesma composição de jogadores. A última palavra é de Halilhodzic, que foi o artesão da grande vitória da Argélia contra a Coreia do Sul, depois de uma derrota contra os "Diabos Vermelhos".

Em uma pergunta direcionada à Bougherra sobre o que mudou em relação à partida da Bélgica, ele simplesmente respondeu: "contra a Coreia do Sul, nós ousamos".

Técnicos como o francês Arsene Wenger (técnico do Arsenal) gostaram muito da tática aplicada pela Argélia contra a Coreia do Sul, sobretudo das jogadas produzidas pelo trio Brahimi, Feghouli e Djabou.

Temos que admitir que a Argélia possui um triângulo de ouro com estes jogadores, que se fecham na frente com Islam Slimani, que sabe como medir e usar a defesa do adversário.

Todos os nossos problemas estão na parte defensiva, e é lá que Capello vai tentar bater para machucar. No lado ofensivo, a Argélia se garante e acredita que pode machucar qualquer defesa deste Mundial. Mas, Halilhodzic ousará, escalando o losango de ouro para chegar lá ou jogar com a prudência e medindo riscos?

Nós teremos a resposta nesta quinta-feira (26/6), quando o apito final soar às 19h no Brasil será 23h em Alger, que pode ter uma noite de comemorações caso a Argélia consiga sua classificação para as oitavas de final.

Resta um detalhe: no caso da Argélia empatar com a Rússia, a Coreia do Sul pode se classificar (junto com a Bélgica) se ela vencer este último jogo com 3 gols de diferença. É verdade que o futebol não é uma ciência exata, mas não se deve deixar nada ao acaso.

Tradução de GIOVANNA SALERNO

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página