Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O ganês: "Apelando para a matemática"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Depois de conquistar um impressionante empate em dois a dois contra a Alemanha, em partida pelo Grupo G no sábado (21/6), os "Black Stars" de Gana conseguiram re-despertar o interesse do país pela Copa do Mundo no Brasil.

As chances da seleção de avançar para próxima fase da competição são baixas, mas o entusiasmo dos torcedores de futebol de Gana, e na verdade da maior parte da África, é alto.

Os ganeses depositavam suas esperanças em uma vitória de Portugal sobre os Estados Unidos, para aumentar as chances de classificação dos "Black Stars". Mas isso não se concretizou, já que os portugueses enfrentaram dificuldades para empatar, no último minuto, contra os norte-americanos, em mais um 2 a 2. O jogo foi maravilhoso.

Na última rodada, nenhuma seleção está segura. O empate deu uma chance a Gana, mas será preciso derrotar Portugal por três gols de diferença. "Yes, they can", proclamou o jornalista queniano Geoffery Onditi em sua página de Facebook.

Como Geoffery, a maioria dos ganeses apelou para a matemática para calcular a probabilidade de os "Black Stars" terminarem à frente de Portugal e dos Estados Unidos no grupo.

Uma vitória ganesa sobre Portugal e uma vitória alemã sobre os Estados Unidos levariam os ganeses à próxima fase da competição. Mas um empate entre alemães e norte-americanos classificaria essas duas equipes.

O cauteloso otimismo expresso pelos torcedores de Gana antes da partida com a Alemanha, agora, deu lugar a um entusiasmo esperançoso.

"O Brasil está se tornando muito empolgante, e é uma das melhores Copas pelo número de gols e qualidade do jogo", declarou o fanático Kojo Amoh, que estava assistindo à Copa em um dos telões montados em espaços públicos em Kumasi, a segunda maior cidade de Gana. "Só quero que os 'Black Stars' continuem no torneio, que fiquem mais tempo no Brasil para que a diversão seja completa", disse Amoh.

Existe forte expectativa de que a seleção de Gana repita contra Portugal o desempenho do jogo passado contra a Alemanha, e o mais importante para os torcedores é ver muitos gols.

O treinador Kwasi Appiah terá posição central nesse esforço, para garantir que o entusiasmo despertado pelo jogo anterior seja mantido.

Ele já está na história como primeiro técnico a conduzir os "Black Stars" a uma Copa do Mundo, e gostaria de provar seu valor na partida final pelo Grupo G.

Um jogador ganês que conhece muito o padrão de jogo português é Christian Atsu, ala que jogou por dois clubes portugueses nos últimos três anos.

De acordo com o jogador, hoje no Chelsea, o jogo será um desafio mas ele está confiante na vitória de Gana.

Esse nível de confiança também é exibido pelo capitão Asamoah Gyan, que diz que seus colegas de time estão preparados psicologicamente para derrotar Portugal e avançar.

Infelizmente, os treinos do time foram perturbados pela inquietação dos jogadores diante da falta de pagamentos de diárias e prêmios. Os acertos financeiros necessários para acalmá-los precisam ser feitos para que entrem em campo com tudo diante de Portugal.

Foi prometido aos jogadores um prêmio de US$ 75 mil para cada integrante da seleção pela classificação para a Copa do Mundo, mas de acordo com Sannie Daara, porta-voz da federação ganesa de futebol, os jogadores ainda não receberam qualquer pagamento, duas semanas depois de iniciado o torneio.

O presidente ganês John Mahama interveio para garantir que os jogadores sejam pagos.

Apesar desses desafios, os "Black Stars" vão manter Gana e a África atentos a um jogo que envolverá determinação, habilidade e também análise matemática.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página