Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Triste, mas verdadeiro

Mais opções

No sábado, o povo da Inglaterra estava se preparando para sua diversão noturna sabendo que na realidade havia esperado, e desejado muito, assistir a alguma outra coisa.

De muitas maneiras, o desempenho apresentado pouco importava; só o fato de eles estarem lá, presentes no maior dos palcos, quando o que nós queríamos era assistir a algo de completamente diferente, causou considerável infelicidade.

Não há como negar seu talento -e poucos ingleses, com certeza, têm histórico comparável de sucesso internacional- mas assistir à entrada de seu envelhecido líder loiro, no lugar dos ícones ingleses que muita gente preferiria ver ali, causou séria dor às almas de muitos britânicos.

Bem, chega de falar do show do Metallica em Glastonbury. Enquanto os roqueiros estraçalhavam guitarras em Somerset, o Uruguai, seleção que excluiu os ingleses da Copa do Mundo -ou pelo menos uma das seleções que contribuíram para excluir os ingleses da Copa do Mundo-, se tornou alvo de uma sova comparável no Rio, atordoada diante da maestria e virtuosidade de James/Hames/Hamez Rodríguez.

Kai Pfaffenbach/Reuters
James Rodriguez comemora gol da Colômbia sobre o Uruguai, no Maracanã, pelas oitavas de final
James Rodriguez comemora gol da Colômbia sobre o Uruguai, no Maracanã, pelas oitavas de final

Apesar dos elogios exagerados à forma demonstrada por Raheem Sterling e seus colegas, ou, aliás, por Luis Suárez, antes da Copa, o astro do torneio não vem sendo alguém que joga no Anfield, mas alguém que jogou pelo Banfield.

No início e no final do fim de semana da Copa do Mundo, houve empates em 1 a 1 que culminaram no drama dos pênaltis, mas -se excluirmos os placares, a decisão por pênaltis, se você quiser ser ranheta, diversos outros detalhes- os dois jogos nada tiveram em comum.

A primeira partida de mata-mata do torneio, entre Brasil e Chile foi brilhante, absorvente e exibiu imensa qualidade, mas terminou decidida por uma cobrança de pênaltis medíocre; a quarta, entre Costa Rica e Grécia, foi uma partida decididamente medíocre que terminou decidida em uma cobrança de pênaltis brilhante, absorvente e de qualidade espetacular.

Até mesmo o pênalti que não foi convertido foi bom, com Keylor Navas estendendo o punho esquerdo para desviar a cobrança de Fanis Gekas.

Ao longo de toda a cobrança de pênaltis, a equipe da Costa Rica, ou ao menos os jogadores que não estavam envolvidos diretamente nas cobranças, assistiu de joelhos do círculo central; no final Los Ticos subiram ao céu, e a Grécia caiu à terra.

O outro jogo do domingo não foi decidido nos pênaltis, mas um pênalti o decidiu. O árbitro português Pedro Proença apontou para a marca da cal depois de Arjen Robben ter sido claramente derrubado na área... mais ou menos uma hora mais cedo, para ser exato.

Hector Moreno e Rafael Márquez haviam derrubado duplamente o holandês dos pés estrelados nos acréscimos do primeiro tempo, e o juiz por fim decidiu soprar o apito aos 47 minutos da segunda etapa, quando Robben prestativamente o lembrou do corrido com seu 849º salto ornamental da partida.

Klaas Jan Huntelaar, que jogou seus primeiros 14 minutos de Copa depois de entrar no final do segundo tempo, confiantemente converteu a cobrança, superando o goleiro mexicano que uma vez mais jogou brilhantemente.

Agora chegamos à parte do processo em que começamos a perder pessoas que fizeram contribuições significativas para o torneio, e por isso encerro tirando o chapéu para talvez as figuras mais importantes a terem caído até agora, por bons e maus motivos. Por isso, três vivas para o Chile, Ochoa e o dentuço. Como muitas das cobranças de pênaltis, é uma pena que eles fiquem de fora.

FRASE DO DIA
"Nunca mais viajarei por essa m** dessa companhia de vocês. Vão todos se f**"
O ator mexicano Gael García Bernal não curtiu um tweet da companhia holandesa de aviação KLM que dizia "Adiós, Amigos", postado com a foto de uma placa de portão de embarque, depois que a Holanda eliminou o México da Copa do Mundo.

NOTAS E NOVIDADES
O presidente uruguaio José Mujica continua a encarar com equanimidade o afastamento de Luis Suárez. "A Fifa é um bando de velhos filhos da p*", ele rosnou. "Poderiam tê-lo punido, mas sem esse afastamento fascista".

*

Depois de recomendar David Moyes como seu substituto, surgem novas provas de que Lorde Ferg (Sir Alex Ferguson, técnico aposentado do Manchester United) ocasionalmente curtia uma piada: em lugar de contratar James Rodríguez, o jogador mais quente da Copa, ele preferiu contratar Bebé.

*

O Sr. 10% de Paul Pogba disse que, a despeito de reportagens que mencionam sua transferência ao Real Madrid, Paris Saint-Germain, Chelsea e ao Todo Mundo Mais FC, seu cliente ficará na Juventus. "Posso afirmar calmamente que o futuro dele continuará a ser a Juventus, onde se sente muito feliz", ruminou o empresário.

*

Os olheiros do Newcastle estarão de olho em pechinchas no mercado europeu, e não em talentos ingleses, porque segundo Matthew Pardew os jogadores ingleses custam caro demais. "Podemos encontrar jogadores como Yohan Cabaye, Mathieu Debuchy e Moussa Sissoko por preços razoáveis, e todos eles são astros da França na Copa do Mundo", arrazoou Pardew.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página