Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Aprendendo a cada dia

Mais opções

Todo dia é dia de aprender. Na terça-feira, esta coluna aprendeu tudo sobre os torcedores de futebol dos USA! USA! USA!!!

Ao que parece, os torcedores de futebol dos USA! USA! USA!!! até a noite de terça estavam inteiramente desinformados sobre a existência do 0 a 0 como possível placar futebolístico, e até então eram completamente incapazes de apreciar um deslumbrante espetáculo esportivo que não resultasse em um monte de pontos no placar.

O conteúdo efetivo de uma partida, descobriu esta coluna, é irrelevante para um norte-americano, cujo cérebro está programado para apreciar apenas a marcação de pontos, da mesma maneira que a visão do tiranossauro se baseia em movimento.

Qualquer tentativa de explicar a um norte-americano que é possível encontrar beleza em outra coisa que não conduzir a bola à rede faria com que o rosto dele literalmente derretesse, como o dos agentes da Gestapo em "Caçadores da Arca Perdida".

Ou ao menos seria essa a impressão a extrair de parte da cobertura da apertada derrotada da combativa seleção dos USA! USA! USA!!! diante da Bélgica, em Salvador.

Não é sempre que os Estados Unidos estão em posição de recipientes de condescendência -nenhum comentarista jamais declarou que "é preciso admirá-los, deram tudo de si mas não foi suficiente" para discutir o PIB do país, e ninguém ouvirá que "eles podem ter perdido, mas conquistaram muitos amigos e deram uma cor nova ao evento", falando sobre sua política externa.

Mas os comandados de Jürgen Klinsmann e os torcedores norte-americanos receberam tantos afagos carinhosos na cabeça por seu desempenho que ninguém estranharia se acordassem hoje com as cabeças afundadas nos ombros.

"É desanimador para nós terminar perdendo", disse Klinsmann, "depois de um jogo de 120 minutos que ofereceu tudo aos torcedores, um verdadeiro drama, um thriller".

A seleção dos USA! USA! USA!!! precisa agradecer ao goleiro Tim Howard por mantê-la no jogo pela maior parte dos 90 minutos: ele bloqueou mais bolas do que as obras da Copa bloquearam avenidas.

"Tim foi simplesmente sensacional, maravilhoso... ele merece a maior homenagem do mundo", acrescentou Klinsmann, levando muitos apressadinhos a imaginar safadeza antes de perceber que tinham entendido errado.

Ainda assim, depois de um empate brilhante no tempo normal da última partida de oitavas, era a Bélgica que provavelmente merecia encarar Lionel Messi nas quartas de final.

"Tivemos muitas oportunidades e dominamos o jogo, e no final a vitória foi merecida, mesmo com o susto sofrido com o gol dos Estados Unidos", estremeceu o treinador belga Marc Wilmots embaixo da mesa, antes de se recuperar o suficiente para dizer que "mas precisamos nos recuperar dessa partida e nos concentrar em [Lionel Messi]".

FRASE DO DIA
"Você simplesmente tenta fazer todas essas coisas que me trouxeram aqui, e que nos trouxeram aqui. Foi para isso que assinei meu contrato: colocar a cara na frente das bolas. Não há nada de espantoso"
Tim Howard, em modo Spottswoode [o líder da equipe no longa de animação "Team America"].

NOTAS E NOVIDADES
Lionel Messi admite que a Argentina teve sorte em sua vitória por 1 a 0 na prorrogação contra a Suíça. "Como todo mundo, eu estava nervoso porque não conseguíamos marcar", ele balbuciou. "Sofremos e sofremos, todos nós".

*

Ottmar Hitzfeld, que está se aposentando, prestou tributo à seleção suíça que ele comandou, ao final de seu último jogo como treinador. "O orgulho prevalece, é claro", ele suspirou. "Nosso time fez todo o possível para marcar. Isso é o futebol. As emoções são fortes. É por isso que todos amamos o futebol".

*

A Lotto, fornecedora de material esportivo à Costa Rica, diz que está enfrentando dificuldades para atender à demanda por camisetas da equipe. "Meu pessoal me disse que não posso distribuir nenhuma como brinde, porque nosso estoque é muito pequeno", celebrou Andrea Tomat, o presidente da companhia.

*

Yohan Cabaye alertou a França de que eles estarão fora da Copa do Brasil caso se deixem iludir pelo sucesso conquistado até agora, na partida contra a Alemanha. "Temos de nos manter humildes, sem arrogância", ele rugiu.

*

O Liverpool iniciou negociações com o Barcelona para a venda de Luis Suárez.

*

E o Sporting Lisboa contratou Ryan Gauld, do Dundee United, e imediatamente estipulou uma multa contratual de 60 milhões de libras caso ele deseje nova transferência mais tarde.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página