Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Em jogo abaixo da expectativa, Alemanha vence França e vai à semi

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Num jogo abaixo da expectativa gerada pela qualidade dos times e pelo histórico do confronto, a Alemanha venceu a França por 1 a 0 no começo da tarde desta sexta (4), no Maracanã, e se classificou à semifinal da Copa.

Na próxima terça, às 17h, no Mineirão, os alemães enfrentarão o Brasil, que derrotaram a Colômbia por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza.

Será a quarta semifinal consecutiva da Alemanha, que foi vice em 2002 e terminou em terceiro em 2006 e 2010.

O zagueiro Hummels, que desfalcara a Alemanha nas oitavas, com gripe e febre, marcou de cabeça o único gol e foi o destaque da partida, junto com o goleiro Neuer.

A vitória amplia a vantagem alemã sobre os franceses em Copas: agora são duas vitórias e um triunfo nos pênaltis –após empate em 3 a 3, na épica semifinal de 1982–, contra uma vitória dos Bleus.

Os dois times pareceram sentir o calor. Iniciada às 13h, a partida foi disputada sob um sol forte (o termômetro marcava 26 ºC quando a bola rolou).

O Maracanã recebeu 74.240 torcedores, aparentemente mais alemães que franceses, mas havia mesmo predominância de camisas amarelas na arquibancada.

ALEMANHA MUDADA

A Alemanha foi a campo com um time bem diferente do que jogara até então na Copa. Além de ceder à pressão da mídia e escalar Lahm na lateral direita, desfazendo a linha defensiva de quatro zagueiros, o técnico Joachim Löw pôs pela primeira vez Klose, único centroavante nato do elenco, como titular.

Boateng, que vinha atuando na direita, foi para o miolo da zaga (deixando Mertesacker no banco), e Khedira entrou como volante ao lado de Schweinsteiger.

Se, por um lado, Lahm trouxe mais uma opção ofensiva pela direita, do meio para a frente a Alemanha foi um time mais pragmático, característica evidenciada pelo futebol tecnicamente mais vistoso da França.

E a direita da defesa alemã, a esquerda do ataque francês, foi a melhor opção ofensiva dos Bleus, com o baixinho Valbuena (1,66 m) e o lateral Evra.

Os alemães começaram com maior volume de jogo, mas a primeira chance foi francesa, aos 7 min, quando Valbuena fez boa jogada pela esquerda e passou a Benzema, que chutou à direita de Neuer.

O gol saiu aos 12 min: Kross cobrou falta da esquerda na cabeça de Hummels, que, mal marcado por Varane, nem precisou pular para mandar às redes.

Foi o segundo gol do zagueiro, que, também de cabeça, marcara na estreia contra Portugal.

Depois de sofre o gol, a França melhorou na partida e teve três chances seguidas, com Valbuena e Benzema, duas vezes.

Ao final do primeiro tempo, a Alemanha detinha um pouco mais a bola (55% de posse, contra 45 dos franceses), mas os Bleus ameaçavam mais, com cinco chutes no gol, contra dois dos alemães.

KLOSE NULO

E a França começou o segundo tempo também ameaçando mais. Finalizava, entretanto, sempre com debilidade.

Aos 24 min, Ronaldo deve ter respirado aliviado, quando Klose –a um gol de ultrapassar o brasileiro como o maior artilheiro das Copas, mas que fazia uma partida sofrível– foi substituído por Schürrle.

O ritmo de jogo diminuiu, com os times demonstrando cansaço. A melhor chance francesa foi com Benzema, aos 30 min –na pequena área, ele driblou Lahm e chutou, mas Hummels interceptou.

Aos 37 min, Schürrle, totalmente livre, só com Lloris pela frente, chutou em cima do goleiro –o atacante desperdiçaria outra chance cinco minutos depois, finalizando em cima da zaga.

Nos acréscimos, Neuer salvou a Alemanha, espalmando chute forte de Benzema.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página