Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Abilio Diniz: As lições da Copa

Mais opções

Faltam só quatro jogos. A Copa está chegando ao fim. E que Copa! A qualidade dos jogos, alguns beirando o épico, será lembrada por muito tempo pelos amantes do futebol. O espetáculo de luta e entrega no duelo entre a Holanda e a Costa Rica, por exemplo, foi inacreditável. Se esta é a maior das Copas, é difícil medir. Mas, para nós, tem uma importância extraordinária e transformadora.

O Mundial mostrou ao mundo todo e a nós mesmos que este é o Brasil e este é o brasileiro. Muitos duvidavam da nossa capacidade de promover um espetáculo tão vibrante e emocionante, que acabou se transformando num atestado ao mundo e a nós mesmos da nossa capacidade de organização e realização. Mais importante ainda, esta Copa deixa a lição de que o Brasil é maior do que os seus próprios problemas.

E no futebol?

Nesse campo as coisas ficaram um pouco mais complicadas.

E não porque perdemos o Neymar. Claro que o nosso maior craque vai fazer muita falta, mas temos jogadores para enfrentar os dois adversários que restam de igual para igual. Jogamos mal até agora, o que nos coloca em aparente inferioridade. Mas isso não é verdade. Temos recursos para vencê-los.

Já pedi nesta coluna que Felipão mudasse. Ele mudou um pouco e deu certo. Agora, para superar a ausência de Neymar, é preciso mudar a estrutura do time e jogar de forma mais compacta. Fazer com que todos cheguem ao ataque e voltem para defender. A Costa Rica tinha uma linha de cinco na defesa e era perigosa no ataque.

Vimos os mais variados esquemas de jogo neste torneio e temos que ter a humildade para observar e aprender. Espero que o Felipão ponha os jogadores certos nas posições certas e que, mesmo sem tempo para treinar, mude a forma de jogar.

Vamos, com amor e garra, lutar pelo hexa, que não está tão difícil assim.

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página