Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Moradores de ilha em SP desligam a geladeira para ver jogos da Copa; veja

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Numa comunidade isolada do litoral norte de São Paulo, parte dos moradores vive uma situação inusitada na Copa: precisam desligar as geladeiras para que a energia disponível mantenha a TV ligada durante todo o jogo.

Isso ocorre na ilha Montão do Trigo, em São Sebastião.

O vilarejo com 17 casas, todas de madeira, foi beneficiado recentemente com placas solares. Mas em algumas moradias, na parte mais baixa da ilha, a energia é carregada parcialmente, já que as placas às vezes ficam cobertas pela vegetação.

É o caso da residência de Aparecida Souza, 37, natural da ilha e que acompanha pela primeira vez os jogos do Brasil numa Copa do Mundo.

"Compramos uma TV nova e me animei para ver os jogos. Não gosto muito de futebol, mas estou na torcida para que a gente ganhe."

Aparecida, porém, é sempre obrigada a optar entre a geladeira e a televisão.

"Agora que vamos assistir ao jogo, a geladeira está desligada. Senão acaba toda a energia e ficamos no escuro."

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Na comunidade, a geladeira desligada não representa um grande drama, para quem já imagina a cerveja fora do gelo durante os jogos.

A explicação é simples: dos 58 moradores locais, a maioria esmagadora é de evangélicos, que não consomem bebida alcoólica e frequentam a única igreja do vilarejo.

O acesso à TV já ocorre há mais tempo, porém, num processo mais complicado.

"Antes a gente conseguia ver um jogo ou outro com a TV que era a bateria. Tínhamos que deixar a noite toda carregando e só dava para assistir um jogo", diz o pescador Paulo Oliveira, 51.

A ilha fica a 11 km de Barra do Una, bairro da costa sul de São Sebastião. De barco a motor, são 20 minutos até lá. De canoa, como os moradores faziam anos atrás, o percurso leva uma hora e meia.

Na comunidade, todos os moradores vivem quase que exclusivamente da pesca, sendo o peixe o principal item da alimentação. Alguns cultivam legumes e verduras.

A Folha visitou a ilha na sexta e acompanhou com os moradores a vitória do Brasil diante da Colômbia.

Na moradia do casal Nelson Olegário de Oliveira, 77, e Maria Conceição, 77, a geladeira estava desligada.

"Não dá pra deixar tudo ligado. Tem que ser assim", disse a dona da casa.

Com as moradias estão distantes umas das outras, praticamente não se ouve manifestações dos vizinhos durante a partida. Até na hora dos gols do Brasil a comemoração é contida na primeira Copa ao vivo da comunidade.

Uma exceção está na casa de Almerindo de Oliveira, 50.

Ele reuniu a família e recebeu ainda outros sobrinhos para o jogo. A TV de 14 polegadas foi suficiente para fazer a festa dos torcedores.
Fabiane, 15, Carolaine, 17, e Bianca, 16, por exemplo, se prepararam com roupas em verde e amarelo, rostos pintados e até vuvuzelas.

Elas contam que receberam os acessórios no jogo anterior, quando uma ONG esteve na ilha e levou os jovens para torcer juntos com outros da mesma faixa etária numa embarcação. "Foi demais, gostei muito de torcer lá e agora vamos comemorar aqui também", disse Bianca.

No final do jogo, com a vitória do Brasil, a família comemorou e fez barulho, o único que se ouviu na ilha.

Pouco tempo depois a festa acabou e cada um voltou para casa. Todos, aliás, com lanternas em mãos para atravessar o breu das trilhas.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página