Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Crianças sofrem com derrota; especialistas dizem que passar pela tristeza pode ser bom

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

"Papai, por favor, peça para os alemães pararem de fazer gol", disse, chorando, Valentina, 7, diante de um telão instalado na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.

Filha de pai alemão e mãe brasileira, ela estava dividida antes da partida. Mas, diante da tragédia em campo, caiu em prantos e ligou para a avó: "Não dá para jogar sem o Neymar, vó", falou.

Ao ver a reação da filha, o geógrafo Jürgen Langenwalter, 48, procurou conter o entusiasmo pelo resultado. A mãe, Taísa Rodrigues, 37, passou a partida tentando confortar a filha. "Não esperava essa reação dela."

Muitas crianças que tinham a expectativa de viver a Copa de suas vidas enfrentaram o mesmo sentimento.

"Os jogadores nem pareciam profissionais. Eram amadores em campo", contou João, 8, que acompanhou a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha no vale do Anhangabaú, em São Paulo. Para ele, a Argentina será a campeã.

"Quando vamos ter outra Copa no Brasil? Nunca! Era a minha chance de ver o Brasil campeão", lamentou Lucas Braga, 11, após o jogo.

E nem a pizza que os pais de Marco Mascaro, 9, pediram depois da partida animou o garoto. "Esse jogo vai marcar minha vida. Comecei a acompanhar a Copa antes de ela começar, com o álbum de figurinhas", disse.

Depois do vexame da seleção, a mãe de Marco, Monique de Benedetto Mascaro, 40, organizou também uma caça ao tesouro. "Tentei arranjar uma distração."

Já Pedro Henrique Santoro, 10, parou de ver o jogo na metade e decidiu ler o livro "Diário de um Banana" para não assistir mais à goleada. Mas a mãe do menino acha que a derrota pode trazer ensinamento aos filhos. "É bom para que se aprenda a lidar com a tristeza", acredita.

APRENDIZADO

Essa também é a opinião de psicólogos e educadores. "É preciso lidar com naturalidade [com derrotas]. Não dá para substituir ou suprimir a frustração da criança. É na infância que se constrói a forma de lidar com os sentimentos. Não se pode privá-las de sentir coisas tristes", diz Andrea Jota, 35, pedagoga e professora do ensino infantil da rede particular.

A psicóloga Ana Cássia Maturano diz que a derrota histórica do Brasil pode ser importante. "A frustração ensina. Ela mostra que perder faz parte do jogo e que não podemos ter tudo o que queremos. Sentir-se triste e chorar é normal", afirma.

Por isso, ela diz que comprar um brinquedo novo ou sair para tomar sorvete para compensar nem sempre são as melhores saídas.

"Não é bom pular a fase da tristeza. O que não é extravasado como choro vai ser expressado de outra forma. Às vezes, até com doenças. É importante aprender a lidar com o desapontamento", diz.

Pedro sabe bem disso. Torcedor do Barcelona, o garoto teve um ano difícil acompanhando seu time nos campeonatos. "Fiquei bem mal quando ele foi eliminado na Liga dos Campeões. Mas passou rápido. Agora estou ansioso para a próxima temporada", conta o garoto. E o Brasil para tentar o hexa em 2018.

(FABIO BRISOLLA, BRUNO MOLINERO, CAMILA MARQUES, LAURA MATTOS)

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página