Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Marin e Del Nero tinham de estar na cadeia, diz Romário

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Crítico da CBF e da Copa no Brasil, o deputado Romário (PSB-RJ) defendeu nesta quarta-feira (5) a instalação de CPI para investigar a entidade.

Depois do que chama de "vexame" da derrota do Brasil para a Alemanha por 7 gols, Romário disse estar na hora de uma comissão parlamentar de inquérito investigar a entidade. Ele também defendeu a "prisão" dos principais dirigentes da CBF.

Romário apresentou em 2012 o pedido de criação da CPI, que acabou engavetado pela Câmara. O deputado defende que o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), viabilize agora a instalação da comissão.

"E agora, presidente, está na hora? Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo", afirmou.

Pedro Ladeira - 2.abr.2014/Folhapress
O ex-jogador e deputado federal Romário, durante sessão da Comissão Geral da Câmara dos Deputados
O ex-jogador e deputado federal Romário, durante sessão da Comissão Geral da Câmara dos Deputados

A criação de uma CPI para investigar a CBF tem o apoio de parte da oposição, mas esbarra na pressão da chamada "bancada da bola" –congressistas que defendem interesses da confederação no Legislativo.

Ex-presidente da CPI do Futebol, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) demonstrou ser favorável à comissão de inquérito no ano que vem, com a renovação do Congresso após as eleições. "O ideal seria uma CPI para investigar a organização da Copa, que custou a soma das três últimas Copas. Uma CPI cairia bem, mas não agora, em meio à campanha eleitoral", declarou.

Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) criticou a possibilidade de instalação de CPI para investigar a entidade que comanda o futebol brasileiro. Aliado do governo, Viana alega que as comissões de inquérito se transformaram em "instrumentos desmoralizados" no Congresso. "O que vamos ter que debater não é CPI, mas que mudanças estruturais podem ser feitas em nosso futebol", indicou.

ATAQUES

Romário postou um longo texto com críticas à CBF em sua conta no Facebook. O deputado cita o episódio em que o assessor de imprensa da confederação, Rodrigo Paiva, foi acusado de bater em um atleta de outra seleção, além da suposta expulsão de Cafu do vestiário da seleção brasileira.

"O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa? Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia", afirmou o deputado.

Romário ainda compara os jogadores alemães a sete deputados que, segundo ele, impediram a instalação da CPI no Congresso e a votação de um projeto que obriga a CBF a contribuir com alíquota de 5% nas receitas de comercialização de produtos e serviços relacionados ao futebol brasileiro.

O deputado afirma que o legado da Copa ao país serão estádio superfaturados. "Essa será a taça da vergonha", disse. Ao afirmar que a Alemanha foi superior em campo, Romário disse que a "vitória história" não foi imaginada nem pelos maiores críticos do futebol brasileiro.

"Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time. Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página