Publicidade
Publicidade

Após ano ruim, Cielo volta a treinar nos EUA por reação e vaga na Rio-2016

Após uma temporada ruim em 2015, Cesar Cielo, 29, começou o ano com uma mudança brusca de rotina para tentar obter vaga para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Neste mês, o nadador rumou para Phoenix, no Estado do Arizona, nos Estados Unidos, passar alguns meses sob orientação de Scott Goodrich.

O técnico norte-americano orientou Cielo em duas ocasiões recentemente: antes do Mundial em piscina longa (50 m) de Barcelona-2013, no qual o velocista faturou dois ouros, e antes do Mundial em piscina curta (25 m) de Doha-2014.

Apesar do período de treinos com Goodrich, Cielo manterá seu vínculo com Arilson Silva, que o treina desde fevereiro de 2015. "O Cesar ficará algumas semanas no Arizona, onde deve disputar algum Grand Prix [circuito de natação dos EUA]. Sentimos falta de competitividade para ele no ano passado e estamos procurando isso", afirmou Silva à Folha.

Segundo Silva, que não irá para os EUA, Cielo seguirá a programação definida por Goodrich durante sua permanência em Phoenix. "Treinar o Cesar é algo muito pessoal. Eu nem saberia treiná-lo a distância", complementou o treinador brasileiro.

A data de retorno do velocista ao Brasil ainda está em negociação. Certo é que ele participará do Troféu Maria Lenk, no Rio, de 15 a 20 de abril. O evento é a seletiva final para os Jogos Olímpicos. Cielo ainda não tem vaga para nenhuma prova.

Recordista mundial dos 50 m livre e dos 100 m livre, o paulista teve em 2015 sua pior temporada desde 2007, quando ascendeu no cenário internacional com triunfos no Pan do Rio.

Na temporada, ele deixou o Mundial de Kazan sob alegação de problema no ombro esquerdo e, devido à lesão, ficou dois meses afastado das piscinas. Ele defendia os títulos mundiais nos 50 m borboleta e nos 50 m livre.

Depois de voltar aos treinos, em outubro, ele se preparou para a primeira seletiva olímpica nacional, em Palhoça (SC), mas também não foi bem. Apenas o 11º colocado nas eliminatórias dos 100 m livre, ele abdicou de disputar os 50 m livre.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade