Publicidade
Publicidade

Segunda maior potência, China ficará no Pinheiros antes dos Jogos do Rio

Ricardo Bufolin/ECP/Divulgação
ECP Trofeu Jose Finkel 2015 18 ago, no Esporte Clube Pinheiros. (Foto: RicardoBufolin/ECP/Divulgacao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Piscina do Pinheiros durante o Troféu José Finkel de Natação, em agosto

Segunda maior potência olímpica da atualidade, a China vai se instalar no Esporte Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais de São Paulo, antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio.

O país, que liderou o quadro geral de medalhas em Pequim-2008 e foi vice em Londres-2012 (pelo número de ouros), definiu que terá o clube como base de aclimatação antes do megaevento, que ocorrerá de 5 a 21 de agosto.

Cerca de 350 pessoas da delegação chinesa usarão as instalações do Pinheiros, que tem 170 mil m² de área, o equivalente a dez campos de futebol. Entre eles, estão atletas, técnicos e integrantes de equipes multidisciplinares.

Entre a sondagem inicial e a confirmação do acordo, as tratativas entre o clube e o comitê olímpico chinês duraram cerca de um ano e meio.

As negociações envolveram vindas de dirigentes chineses a São Paulo para reuniões com administradores do clube, que fica no Jardim Europa, um dos bairros mais nobres da cidade.

O Pinheiros deve divulgar mais informações sobre a operação nos próximos dias. Os valores do acordo são mantidos em sigilo.

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 07-11-2013, 16h22: Retrato da triatleta Bia Neres, que treina no clube Pinheiros em Sao Paulo. Os clubes formadores de atletas olimpicos, por conta de brigas internas, nao estao aproveitando uma verba de mais de R$ 100 milhoes do governo federal que esta parada em uma conta bancaria. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE) ***EXCLUSIVO*** ORG XMIT: _ANI2464.CR2
A triatleta Bia Neres treina no Pinheiros, em 2013

Para evitar conflitos entre os chineses e os sócios (uma das preocupações do Pinheiros antes de assinar o acordo), a direção do clube decidiu escalonar a chegada e a saída dos visitantes.

Serão determinadas áreas de circulação para não afetar a frequência dos cerca de 38 mil associados da agremiação. Expediente semelhante ocorreu na negociação de contrato entre outros países e clubes para os Jogos do Rio, como os EUA (leia mais abaixo).

As instalações foram alugadas e estarão à disposição dos asiáticos entre 22 de julho e 15 de agosto. Apesar disso, alguns atletas chineses já estiveram no clube para treinos de reconhecimento.

No período, haverá revezamento de 15 modalidades, entre as quais tênis de mesa, ginástica artística, natação e badminton, onde a China é notadamente uma potência.

As demais são futebol, tênis, rúgbi, polo aquático, vôlei, esgrima, boxe, atletismo, nado sincronizado, pentatlo moderno e taekwondo.

Ainda não há informações sobre as outras modalidades.

Marcelo Justo/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 05-04-2013, 16h00: O atleta de ginastica olmpica, Diego Hypolito treina no Clube Pinheiros, em So Paulo. Alguns atletas que treinavam no Rio esto deixando a cidade por no terem onde treinar por conta da demolio do complexo do Maracan e o fim da ginstica do Flamengo. (Foto: Marcelo Justo/Folhapress, ESPORTE) ***EXCLUSIVO***
O ginasta Diego Hypolito treina no Pinheiros em 2013

HOSPEDAGEM

Para a preparação em São Paulo, a China também reservou um hotel próximo ao Pinheiros, que foi reservado quase em sua totalidade.

Depois desse período de aclimatação, as equipes seguem para a Vila Olímpica, no Rio, para as suas respectivas competições.

Os chineses tiveram a quarta maior delegação dos Jogos de Londres, com 396 representantes, atrás do Reino Unido, Estados Unidos e Rússia.

Mesmo assim, ficaram na segunda posição, com 88 medalhas (38 de ouro, 28 de prata e 22 de bronze). Os EUA tiveram 103 pódios (46 ouros, 28 pratas e 29 bronzes), mas com um contingente superior, com 530 competidores.

O duelo entre as duas potências olímpicas deve se repetir no Rio.

A expectativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) é que a delegação nacional tenha mais de 400 atletas.

ELITE FICA EM MINAS E NO RIO

Além da opção chinesa pelo Pinheiros, clubes importantes de outros Estados brasileiros darão guarida a potências olímpicas no período de aclimatação para os Jogos do Rio.

O Reino Unido, sede da última edição olímpica, definiu como principal base de sua equipe o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Atletas de até oito modalidades devem se preparar na instalação.

Os britânicos pagaram aproximadamente R$ 10 milhões para alugar o local. A exemplo do que vai ocorrer no Pinheiros, os sócios não terão a circulação interrompida durante a preparação da delegação.

O Flamengo vai receber parte da equipe dos EUA, tradicionalmente a maior dos Jogos. Na negociação, os norte-americanos se comprometeram a reformar algumas instalações.

Outros clubes cariocas, como Fluminense e Botafogo, também receberão delegações para o evento.

Há situações, por exemplo, em que os países desmembram suas equipes.

Boa parte da equipe australiana vai se preparar no Brasil, mas o time de natação fará sua aclimatação em Auburn, nos EUA.

Também na piscina, a Holanda e Alemanha vão fazer seus ajustes finais em Palhoça, Santa Catarina, na piscina da Unisul. Já a Itália fará a sua na Universidade Santa Cecília, em Santos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade