Publicidade
Publicidade

Sarah Menezes ganha medalha de ouro no Grand Prix de Havana de judô

Lalo de Almeida/Folhapress
A judoca Sarah Menezes comemora a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres

A brasileira Sarah Menezes, atual campeã olímpica da categoria ligeiro (até 48 kg), conquistou nesta sexta-feira (22) a medalha de ouro em seu peso no Grand Prix de Havana, em Cuba.

A piauiense de 25 anos venceu suas quatro lutas no dia. Na final, ela derrubou a israelense Shira Rishony por ippon.

Antes, Sarah havia batido, na sequência, a dominicana Isandrina Sánchez e as cubanas Yanisleidi Ponciano e Dayaris Mestre Álvarez –que foi campeã no Pan de Toronto, do qual a brasileira se ausentou.

O triunfo na capital cubana consolida o bom momento de Sarah, que detém no currículo três medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais (nas edições de 2010, 2011 e 2013).

Após temporadas ruins em 2014 e 2015, ela obteve a medalha de bronze no Grand Slam de Tóquio, uma das principais competições do judô mundial, em dezembro.

Sarah, que sempre teve Teresina como base, adotou o Rio de Janeiro como local de treinamento definitivo em meados do ano passado. Lá, fica sob orientação da japonesa Yuko Fujii e da técnica da seleção feminina, Rosicleia Campos.

A judoca ainda luta para se classificar para os Jogos do Rio, que ocorrerão de 5 a 21 de agosto. Por enquanto, ela tem ligeira vantagem sobre a paulista Nathália Brígida, que é a 18ª do ranking e não competiu em Cuba. A definição dos classificados da seleção brasileira de judô para a Olimpíada se dará no final de maio.

Outro judoca brasileiro que conquistou o ouro no Grand Prix de Havana foi o ligeiro (até 60 kg) Eric Takabatake. Na final de seu peso, ele derrotou o turco Bekir Ozlu.

Na categoria meio-leve feminina (até 57 kg), Rafaela Silva terminou com a medalha de bronze. Neste sábado (22), lutam Mariana Silva, Maria Portela, Alex Pombo e Leandro Guilheiro. O evento se encerra no domingo (24).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade