Publicidade
Publicidade

'Zika não é um tema olímpico', diz prefeito do Rio

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Beth Santos/Prefeitura do Rio Eduardo Paes durante apresentação das obras do Parque Aquático Maria Lenk
Eduardo Paes durante apresentação das obras do Parque Aquático Maria Lenk

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou nesta sexta-feira (12) que o vírus da zika não deve ser tratado como um "tema olímpico".

"Não quero minimizar o vírus da zika. É um problema do Brasil. Não é um tema olímpico. Temos um fato que é um desconhecimento sobre a zika. Temos mais casos de dengue do que de zika", disse Paes, após visita às instalações reformadas do Parque Aquático Maria Lenk, local das competições de polo aquático e saltos ornamentais.

Paes afirmou que o clima de agosto, mês em que os Jogos vão acontecer, não favorece a procriação do mosquito transmissor do vírus.

"No período da Olimpíada o mosquito transmissor não está procriando. São meses mais secos e menos quentes", disse o prefeito.

Paes disse considerar haver "um certo exagero e desconhecimento" sobre o tema. "Morre muito mais gente de gripe, dengue do que de zika."

Ricardo Borges - 5.jan.2016/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 05/01/2016; Entrevista com o prefeito do Rio, Eduardo Paes em seu gabinete na prefeitura. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
Eduardo Paes em seu gabinete na Prefeitura do Rio

O vírus da zika dominou o noticiário olímpico nesta semana. Entre dúvidas e imprecisões sobre a extensão dos danos causados pela doença, diversas autoridades e atletas têm se manifestado sobre o problema. Alguns, como a nadadora espanhola Mireia Belmonte, cogitaram desistir de participar do megaevento.

Indagados, cartolas dos EUA e do Quênia também afirmaram que seus países poderiam abrir mão de vir ao Rio, mas foram imediatamente desmentidos publicamente.

Mosquito do Medo

Nesta quinta (11), o diretor médico do COI (Comitê Olímpico Internacional), Richard Budgett, afirmou em entrevista à agência AP (Associated Press) que a Olimpíada não corre riscos de cancelamento ou adiamento por conta do vírus.

"Nossa prioridade é proteger a saúde dos atletas. O COI não é complacente. Nós levamos isso muito a sério. Tudo está sendo feito para conter e reduzir esse problema na preparação para os Jogos", afirmou.

HIPISMO E TÊNIS

O prefeito afirmou que três empresas já assumiram as obras dos centros olímpicos de tênis e hipismo. Os dois contratos com a Ibeg Engenharia haviam sido rescindidos.

"Tudo vai ser entregue no mesmo prazo e no mesmo custo", disse ele.

Paes disse ainda que vai fazer a inauguração das áreas comuns do Parque Olímpico no dia 15 de março. Algumas arenas ainda estarão em conclusão, como o Velódromo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade