Publicidade
Publicidade

Rio-2016 diz que venda passou os 50% dos ingressos; 15 esportes já acabaram

Reprodução
Reprodução do site de venda dos ingressos da Rio-2016
Reprodução do site de venda dos ingressos da Rio-2016

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio atualizou o percentual de ingressos vendidos para o evento e afirmou, nesta quinta (3), que a quantidade já ultrapassou a metade dos 7,5 milhões de tíquetes disponíveis.

Na quarta (2), o diretor de comunicação dos Jogos, Mario Andrada, havia apresentado ao COI número de vendas baseado em relatório de alguns dias antes. Segundo ele, haviam sido negociados 47% dos tíquetes olímpicos.

"Já passou de 50% [3,75 milhões] e atingiu 76% [cerca de R$ 800 milhões] da meta de arrecadação. Esse nosso marco é bom", diz Donovan Ferreti, diretor de ingressos do comitê organizador.

Segundo o diretor, as vendas estão um pouco acima da expectativa inicial do comitê para este momento, a cinco meses dos Jogos, que começam no dia 5 de agosto.

Na tarde desta quinta-feira (3), no site oficial de venda de ingressos (rio2016.com/ingressos), era possível comprar entradas para ao menos uma sessão em 28 modalidades -20 delas ainda tinham ingressos para finais.

Nas outras 15 modalidades (contando maratona como um evento a parte do atletismo, como é feito no site de ingressos da Olimpíada), as entradas para todas as sessões estavam esgotadas. Também não era possível adquirir tíquetes para as cerimônias de abertura e encerramento.

O comitê organizador não considera que os ingressos estejam esgotados, pois pode haver liberação de novos tíquetes para algumas arenas.

Além disso, é possível que entradas voltem a ser negociadas pelo programa de revenda. Segundo Donovan, já foram revendidos 45 mil ingressos pelo sistema oficial.

DIFERENÇAS

O número de ingressos vendidos, porém, ainda é inferior ao de Olimpíadas anteriores no mesmo período.

"A cultura de compra é diferente [no Brasil]. Londres-2012 foi a terceira Olimpíada na Inglaterra. Já estavam acostumados aos grandes eventos. Em Pequim também [já tinha mais ingressos vendidos nessa mesma época], mas na China há um forte controle do Estado no evento. Aqui já foram vendidos ingressos em todos os Estados e para todas as 42 modalidades", justifica Donovan.

Como exemplo de diferença cultural, o comitê lembra que o evento de maior demanda por ingressos nos Jogos anteriores era o atletismo. Já no Rio, a maior procura é por esportes coletivos nos quais o Brasil tem tradição, como vôlei e futebol.

"A Copa [2014] teve aumento de vendas após o sorteio das chaves. Aqui não temos nem os classificados ainda, não há os grupos ou chaves. Os eventos icônicos, as grandes finais e as cerimônias tiveram grande procura. Agora, há [ingressos disponíveis para] muitas sessões preliminares e eventos não tão populares."

NÃO HÁ MAIS INGRESSOS DISPONÍVEIS *
Cerimônia de abertura
Cerimônia de encerramento
Marcha atlética (atletismo)
Canoagem velocidade
Ciclismo estrada
Ginástica artística
Ginástica de trampolim
ginástica rítmica
Judô
Maratona aquática
Nado sincronizado
Natação
Remo
Tênis
Triatlo
Vela
Vôlei de praia

HÁ INGRESSOS DISPONÍVEIS *
Atletismo (f)
Maratona (ff) (atletismo)
Badminton
Basquete (ff)
Boxe (f)
Canoagem slalom (f)
Ciclismo BMX
Ciclismo de pista (f)
Ciclismo montain bike (ff)
Esgrima (f)
Futebol (ff)
Golfe (ff)
Handebol
Hipismo adestramento (f)
Hipismo CCE (f)
Hipismo saltos
Hóquei sobre grama
Levantamento de peso
Luta greco-romana (f)
Luta livre (f)
Pentatlo moderno
Polo aquático (f)
Rúgbi (ff)
Saltos ornamentais (f)
Taekwondo (f)
Tênis de mesa
Tiro com arco (ff)
Tiro esportivo (f)
Vôlei

*Tíquetes disponíveis para compra no site na tarde desta quinta (3)

(f) Com ingressos para finais

(ff) Com ingressos apenas para finais femininas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade