Publicidade
Publicidade

Dunga convoca Gabriel para a seleção pensando na Olimpíada

A suspensão de Neymar deu a chance para Dunga testar na seleção principal um jogador que está nos planos do treinador justamente para formar o ataque do time olímpico, na Rio-2016, em agosto, com o camisa 10.

Gabriel, 19, revelação do Santos, como Neymar foi um dia, foi convocado neste sábado (26) pela primeira vez para o time principal do Brasil. Ele ocupa a vaga do astro do futebol brasileiro na atualidade, que recebeu o segundo cartão amarelo nas eliminatórias da Copa-2018, no empate por 2 a 2 na sexta (25), contra o Uruguai, e não enfrentará o Paraguai, terça (29), em Assunção.

O zagueiro Felipe, do Corinthians, também foi chamado pela primeira vez para a seleção principal no lugar de David Luiz, suspenso para o jogo desta terça-feira.

Gabriel estava com a seleção olímpica, que também faz amistosos nesta data Fifa de março. O jogador deixou Maceió, onde o time comandado por Rogério Micale, técnico do Brasil sub-23, enfrenta neste domingo a África do Sul, e chegou a Porto Alegre neste sábado.

Ivan Storti/Santos FC
Gabriel comemora gol em vitória do Santos por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, em Campinas, pelo Campeonato Paulista
O atacante Gabriel comemora gol pelo Santos

Dunga será o técnico na Olimpíada. Mas como precisa estar com o time principal nas datas Fifa, é Micale quem treina o time base para a Rio-2016 nos amistosos.

Gabriel tem sido o destaque dos treinos e jogos do time sub-23. Relatórios elaborados pela comissão técnica do time trazem elogios ao atacante santista.

A Folha apurou que a CBF hoje considera Gabriel um atleta amadurecido. O jogador chegou a ficar fora de algumas listas dos times de base quando o treinador olímpico era Alexandre Gallo, por ser considerado "individualista" demais.

A avaliação da comissão técnica é de que isso mudou. Gabriel, por exemplo, está em vantagem para a jogar a Olimpíada em relação ao seu xará palmeirense Gabriel Jesus, um ano mais novo, e que tem também tem sido convocado.

O Gabriel santista estaria mais "pronto" fisicamente, segundo os funcionários da confederação. Eles avaliam que o atacante é mais forte e aguenta mais trancos do que palmeirense.

Para a Olimpíada, Dunga pode levar três jogadores acima de 23 anos em uma lista de 18. Devem ser Neymar, Miranda e Willian ou Alisson. Sobram 15 vagas para os jogadores com menos de 23, o que torna a disputa acirrada.

Se levar Miranda, Willian e Neymar, Dunga terá uma espinha dorsal, mas faltará mais um atacante entre os titulares da equipe olímpica. O preferido hoje é Gabriel.

Dunga cogitava chamar o santista pela primeira vez para a Copa América de 2016, em junho, mos EUA, onde poderia ver nos treinamentos o atleta ao lado de Neymar.

A suspensão do atacante titular acabou antecipando a convocação. Com Neymar suspenso –o atacante e David Luiz foram liberados dos treinos em Porto Alegre– Dunga, neste momento, não poderá ainda testar o desempenho do ataque formado por ele e Gabriel.

Mas, de perto, tem a chance de observar se o santista realmente está pronto para defender a seleção.

Eliminatórias

*

SELEÇÃO OLÍMPICA

A seleção olímpica faz amistoso contra a África do Sul neste domingo (27), às 18h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió, com SporTV.

No amistoso anterior, na quinta-feira (24), o time brasileiro perdeu da Nigéria por 1 a 0 jogando em Cariacica (ES). Entre os destaques do time estão o atacante Gabriel Jesus (Palmeiras) e o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade