Publicidade
Publicidade

Campo de golfe na Rio-2016 terá placas com alerta sobre jacarés

De volta à Olimpíada, 112 anos depois, as partidas de golfe na Rio-2016 poderão ser interrompidas por um jacaré-de-papo-amarelo ou, então, por algumas capivaras.

Como as chances de isso ocorrer são reais, o público que for assistir ao esporte inventado na Escócia no século 15 –existem registros de que os romanos, antes de Cristo, já jogavam algo semelhante– será avisado das áreas onde os animais vivem por meio de placas espalhadas pelo local de competição.

A organização dos Jogos Olímpicos confirma que haverá uma equipe de pelo menos cinco biólogos de prontidão. Se for necessário, eles terão que transportar os jacarés de um lado para o outro do campo durante o jogo.

A ação visa preservar os bichos. Não há risco para o público ou para os golfistas.

Muito comuns na região da Barra da Tijuca, zona oeste, onde está o campo de golfe olímpico –e o vizinho bairro de Jacarepaguá não recebeu esse nome em vão–, os jacarés costumam fugir quando tem muita gente por perto.

Pode até ser que eles não apareçam para ver os grandes golfistas do mundo tentarem emplacar um "hole-in-one", jogada em que o atleta acerta a bola no buraco em apenas uma única tacada.

Mas a chance é grande de se ver muitos outros animais. Não são apenas os répteis e as capivaras que poderão interromper uma partida. O monitoramento na região registrou a presença de garças, pacas e bichos-preguiça –além de várias espécies de anfíbios e de muitos invertebrados, como a borboleta-da-praia.

A presença de várias espécies de fauna e de flora –o lugar também tem áreas típicas de restinga– se explica pela geografia do campo de golfe. Ele está relativamente perto do mar e ao lado da lagoa de Marapendi. Pelo fato de sua localização ser dentro de uma área ambiental houve muita pressão contrária à construção do empreendimento.

De acordo com os empreendedores, a região hoje está mais bem preservada do ponto de vista ambiental do que estava antes da execução do projeto, o que indica que a presença de bichos no local pode aumentar até o início das competições olímpicas.

Se tudo der certo, e os animais não atrapalharem, será a terceira vez que o golfe vai distribuir medalhas nas Olimpíadas. Antes de Saint Louis (1904), o esporte havia estreado quatro anos antes em Paris.

Esporte - Golfe

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade