Publicidade
Publicidade

Atletas apontam calor como principal obstáculo da maratona na Rio-2016

O evento-teste da maratona olímpica, realizado neste domingo (10), no Rio, não trouxe grandes preocupações aos organizadores do evento.

Atletas e integrantes do Comitê da Rio 2016 aprovaram o percurso, o esquema de hidratação, o sistema tecnológico para avaliar os índices e apontaram o calor como principal obstáculo da prova.

"O percurso é bom, sem dificuldades e totalmente plano. O problema foi o calor e a umidade, fatores que atrapalham o desempenho. O clima é diferente em agosto, pode ser que não esteja assim. Se estiver, será uma grande dificuldade", disse Marilson Gomes dos Santos, que volta às competições depois de uma lesão na panturrilha.

Yasuyoshi Chiba/AFP
Marilson Gomes dos Santos durante o evento-teste no Rio
Marilson Gomes dos Santos durante o evento-teste no Rio

Apesar do calor de quase 30 graus na largada, às 6h30 no Sambódromo, não foram registradas ocorrências médicas durante o evento.

Gustavo Nascimento, diretor de instalações da Rio-2016, afirmou estar satisfeito com o resultado do teste e prevê ajustes pouco perceptíveis até agosto, início dos Jogos Olímpicos.

"Talvez tenhamos pequenos desvios, uma curva mais fechada aqui, outra mais aberta ali. No geral, deu tudo certo", disse.

Novas avaliações relacionadas ao trecho que será percorrido serão realizadas na próxima semana, com a medição oficial programada para julho.

De acordo com Nascimento, as intervenções no trânsito foram bem sucedidas, mas ainda serão necessárias novas análises com a CET-Rio, com possíveis cercamentos adicionais e mudanças no tempo de interdição.

VENCEDOR

Além de testar o percurso, maratonistas aproveitaram para avaliar o tempo do trajeto. O baiano Márcio Barreto da Silva foi o primeiro colocado, com 2h21m22s, na prova de 42 km e 16 participantes.

"O percurso é bem balizado e a organização da prova foi perfeita. O que me influenciou mais no resultado foi o calor. É uma emoção cumprir uma prova na qual estarão os melhores atletas do mundo", disse Silva.

"Neste momento, ainda não dá para sonhar com a prova porque não tenho os índices necessários. Mas venho lutando", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade