Publicidade
Publicidade

Agência antidoping alivia punição por substância e pode perdoar Sharapova

A Wada (Agência Mundial Antidoping) anunciou nesta quarta-feira (13) que os atletas que testaram positivo em exames para meldonium poderão ter suas punições revertidas dependendo da quantidade da substância encontrada nas amostras coletadas.

De acordo com a entidade, a presença de menos de um micrograma de meldonium em amostras de doping de exames realizados em atletas antes de 1º de março deste ano é aceitável.

O meldonium foi acrescentado à lista de substâncias proibidas da Wada no dia 1º de janeiro de 2016. Atletas de todo o mundo foram informados da decisão no outono do hemisfério norte (que acontece entre setembro e dezembro) de 2015.

O ministro russo do Esporte, Vitaly Mutko, que recentemente admitiu que 40 esportistas russos de ambos os sexos foram flagrados em testes de dopagem de meldonium, inclusive a tenista Maria Sharapova e a nadadora Yulia Efimova, comemorou o anúncio da agência.

Robyn Beck/AFP
A russa Maria Sharapova em entrevista sobre doping
A russa Maria Sharapova em entrevista sobre doping

"O Ministério do Esporte da Rússia apoia e saúda a decisão tomada pela Wada porque mostrou disposição para entender a situação, em vez de se ater ao manual", disse Mutko em um comunicado nesta quarta-feira.

"Eles logo se puseram a estudar quanto tempo o meldonium leva para ser eliminado do organismo de um atleta... A Wada demonstrou imparcialidade e que é objetiva na luta contra o doping".

Alexei Kravtsov, presidente da União Russa de Patinação, disse que o pentacampeão mundial Pavel Kulizhnikov e o medalhista de ouro olímpico de patinação de velocidade em pista curta de 2014 Semen Elistratov, ambos flagrados pelo uso de meldonium, deveriam ter permissão de voltar a competir depois da decisão da Wada.

"Estes esportistas deveriam poder ser enquadrados na anistia devido à quantidade encontrada em seus exames de doping", argumentou Kravtsov, segundo a agência de notícias R-Sport.

"Eles não tiveram culpa, como já vínhamos dizendo. Isso, claro, é boa notícia, mas ainda há uma certa nuvem pairando sobre tudo isso".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade