Publicidade
Publicidade

Seletiva da natação será disputada no Rio com centro aquático ainda incompleto

O Troféu Maria Lenk, que começa nesta sexta-feira (15) no Rio e será última seletiva olímpica da natação nacional, marca a abertura do novo centro aquático construído no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

A instalação que custa R$ 225 milhões ao governo federal, porém, será inaugurada competitivamente com muito por fazer. O torneio também servirá como evento-teste dos Jogos do Rio-2016.

Ao longo da disputa, que vai até a próxima quarta-feira (20), os nadadores terão de usar uma piscina de aquecimento descoberta. Não houve tempo de fechá-la para agora, e a cobertura só será posta para a Olimpíada.

Além da questão da área de aquecimento, também há limitações em relação à refrigeração do complexo. Diversas salas ainda não foram dotadas de ar-condicionado, devido à urgência com que a obra foi finalizada.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) só chancelou na metade de março que o Troféu Maria Lenk ocorresse no novo centro aquático. Devido a atrasos na execução, a seletiva olímpica da natação nacional correu risco de ser remanejada para o Parque Aquático Maria Lenk, que também pertence ao Parque Olímpico.

No fim, a confederação brasileira optou por realizar o torneio no novo centro, que é temporário. O custo da realização do evento é de aproximadamente R$ 1 milhão, e será bancado por patrocinadores da CBDA como Correios e Bradesco.

A Fina (Federação Internacional de Natação) fez diversos questionamentos em relação à instalação, sobretudo ao número de assentos, inicialmente previsto em 18 mil, mas que deve ser bem menor.

Outro motivo de irritação da federação foi a negativa do comitê organizador dos Jogos do Rio de cobrir o Parque Aquático Maria Lenk, que vai receber o polo aquático, saltos ornamentais e o nado sincronizado.

Existe uma preocupação grande em relação à quantidade de pontos cegos no palco da natação olímpica, uma vez que quatro pilares sustentam a estrutura do teto e ficam em meio às arquibancadas.

Que esporte é esse? - Natação
O comitê organizador, contudo, afirmou que esses lugares deverão ser bloqueados, ou seja, não abrigar espectadores durante as competições.

OUTRO LADO

O diretor de esportes da Rio-2016, Rodrigo Garcia, afirmou que a falta de cobertura na piscina de aquecimento do novo centro aquático era esperada e não causará problemas durante a disputa do Troféu Maria Lenk.

"A cobertura para o aquecimento nunca foi planejada para o evento-teste. Para os Jogos em si, sim. Isso não significa diminuir o evento-teste, que terá atletas de ponta buscando índice olímpico", afirmou.

Garcia ressaltou também que, por se tratar de um torneio de experimento, apenas parte da estrutura foi entregue. E, por isso, toda a aparelhagem de ar-condicionado não vai funcionar. "A prefeitura fez um trabalho de priorizar entregas", emendou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade