Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Flávia Saraiva é principal aposta da ginástica artística por vaga na Rio-16

Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress
SÃO PAULO,SP,01.05.2015:COPA-GINÁSTICA - A brasileira Flávia Saraiva se apresenta no aparelho Trave durante o World Challenge Cup Brazil 2015, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (1). O campeonato acontece nos dias 1, 2 e 3 de maio. (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
A brasileira Flávia Saraiva se apresenta no aparelho Trave durante, no Ibirapuera

Os sonhos de gigante de Flávia Saraiva, 16, gravitam em torno de um corpo de 1,35 m moldado com 12 horas diárias de treinamentos nos mais variados aparelhos que estabelecem a rotina da ginástica artística.

Tida como a mais promissora da nova geração feminina, a carioca revela a voz de criança em um primeiro contato, mas desfaz a equivocada aparência inicial ao revelar suas ambições de adulto.

"Estou pronta para ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio", diz à Folha.

Para tanto, ela lidera a seleção nacional no evento-teste olímpico da ginástica artística, que começou neste sábado (16) e termina na segunda (18), na Arena da Barra.

O torneio é a última chance de a seleção feminina se classificar para a Olimpíada.

As quatro seleções mais bem colocadas no evento-teste ficam com a vaga. O Brasil compete com França, Bélgica, Alemanha, Rússia, Austrália, Coreia do Sul e Suíça. A definição no feminino ocorre neste domingo (17).
Na outra competição classificatória, o Mundial de Glasgow, em outubro, a equipe ficou em nono lugar —as oito melhores ganhavam vaga direta para os Jogos do Rio.

Nos últimos sete meses, Flávia só melhorou. Obteve notas altas na trave, ganhou dois ouros na etapa de Baku (Azerbaijão) da Copa do Mundo e surge como principal nome do grupo brasileiro.

Por trás desta badalação está uma ginasta determinada e que há dois anos obtém resultados e atrai holofotes.

Ela estourou em 2014, quando conquistou três medalhas na Olimpíada da Juventude de Nanquim (China).

No ano passado, firmou-se na seleção com pódios no Pan de Toronto (Canadá) e em etapas da Copa do Mundo.

Lalo de Almeida/Folhapress
SAO PAULO,SP,03-05-2015. A ginasta brasileira Flavia Saraiva se apresenta na prova do solo na Copa do Mundo de Ginastica Artistica no ginasio do Ibirapuera. ( Foto: Lalo de Almeida/Folhapress, ESPORTE )
A ginasta brasileira Flávia Saraiva se apresenta na prova do solo na Copa do Mundo

BRAVURA

Flávia começou na ginástica com 8 anos, mas aos 13 botou fé de vez na trajetória esportiva. Foi quando passou a dominar os fundamentos da trave, hoje sua maior especialidade ao lado do solo.

Seu equilíbrio no aparelho acabou facilitado por causa de sua baixa estatura. "Nunca tive medo da trave. É questão de costume", conta.

A bravura chamou a atenção da técnica Georgette Vidor, que orientou ginastas de renome como Luisa Parente e Daniele Hypolito e pinçou Flávia —hoje, Georgette coordena a seleção feminina.

Ambas se uniram em um projeto que a treinadora comandou em Três Rios, no Estado do Rio, entre 2012 e 2014.

"Morar longe da família foi um aprendizado. É difícil, mas após um mês acostumei", diz a ginasta, que matava a saudade pelo celular.

Entre outras idas e vindas, Flávia aterrissou novamente no Rio para treinar no centro de treinamento que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) inaugurara no início de 2015.

A instalação fica anexa à Arena da Barra. A casa nova viu surgir uma Flávia ainda mais comprometida. "Ela sempre foi muito focada. Sempre treinou muito. É a primeira a chegar e última a sair", afirma o treinador dela, Alexandre Carvalho.

Na avaliação do técnico, no caso de sua pupila, a transpiração sobrepõe a vocação.

"Não que ela não tenha talento. Mas o diferencial é se dedicar. Se ela mantiver a consciência de que tem de trabalhar mais que todas, a chance de bons resultados é grande", afirma o treinador.

Andy Buchanan/AFP-1º.nov.2015
Flavia Lopes Saraiva of Brazil competes on the beam during the first day of qualifications at the 2015 World Gymnastics Championship in Glasgow, Scotland, on October 23, 2015. Gymnasts can secure qualification for the 2016 Rio Games at the championships which will be staged at the Hydro Arena. AFP PHOTO / ANDY BUCHANAN ORG XMIT: 5581
A brasileira Flávia Saraiva se apresenta no Mundial da Escócia, em 2015

BOB ESPONJA

Dos sete dias da semana, ela treina em seis. Às vezes, abre mão até do único dia de folga, aos domingos.

Ela e os pais, João e Fabia, e o irmão mais novo, também João, moram em um condomínio nos arredores do futuro Parque Olímpico da Barra.

Flávia acorda às 7h e antes das 8h está na arena —apesar da proximidade, é difícil ir ao local sem carro, devido às obras no Parque Olímpico.

Ela e outras meninas da seleção começam de pronto o treino, que se estende por toda a manhã.

Entre 13h e 16h, Flávia e outras três atletas deixam os collants de lado e empunham lápis e caneta para estudar. Dentro do ginásio, duas professoras se revezam.

"É jogar uma água no rosto e ir em frente, para não dormir", brinca. Ela cursa o 3º colegial, já de olho em uma faculdade de fisioterapia.

Trinta minutos após o fim dos estudos, o quarteto volta a aperfeiçoar elementos no tablado ou nos aparelhos. O dia termina apenas às 20h, após sessão de fisioterapia.

Aos sábados, o expediente vai de 8h até as 13h. Flávia "agradece a Deus" por nunca ter se lesionado, mesmo diante de tanto treinamento.

Nas poucas horas em que se desliga da ginástica, ela volta a atenção à família.

Mas, confessa, em clara evidência de seu jeito pueril, que gosta de ocupar-se com desenhos. "Geralmente, durmo no sofá vendo", entrega. O preferido? "Bob Esponja."

Ela também afirma que muita gente duvida de sua idade. "O que mais ouço é 'nossa, você é tão pequenininha! Quantos anos você tem?' Respondo e falam 'mentira!'"

Admiradora das norte-americanas Gaby Douglas e Simone Biles, ela "puxa a orelha" de quem a tem como ídolo. "Algumas meninas disseram 'quero ser igual a você'. Eu logo falo 'você tem que ser melhor que eu'", afirma.

Humildade à parte, Flávia já tem seu espaço. Mais do que medalhas e a condição de xodó da ginástica nacional, já capitaliza com o sucesso —tem seis patrocinadores.

Em março, foi apresentada como reforço do Flamengo. Com o dinheiro, quer comprar apartamento e carro, embora ainda reste tempo para tirar a carteira de motorista. "São planos, mas a prioridade é treinar", afirma.
"Estou confiante", ela diz, com voz de menina e foco de uma gigante. De 1,35 m.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade