Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Em evento-teste, ginastas brasileiras conquistam vaga para Rio-16

A seleção brasileira feminina de ginástica conquistou neste domingo (17) a vaga por equipe para os Jogos Olímpicos do Rio.

Em evento-teste realizado na Arena Olímpica do Rio, na Barra da Tijuca (zona oeste), as ginastas brasileiras superaram cinco das sete seleções adversárias nesta competição.

Oito países participam deste torneio sendo que quatro sairão classificados.

O primeiro lugar alcançado nesta parcial foi suficiente para assegurar a vaga brasileira antes mesmo das apresentações das duas últimas seleções, França e Bélgica.

Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
Flávia Saraiva (centro) comemora pontuação do Brasil no evento-teste
Flávia Saraiva (centro) comemora pontuação do Brasil no evento-teste

Integram a equipe brasileira as ginastas Flávia Saraiva, Daniele Hipólito, Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Caroline Pedro e Milena Theodoro (reserva).

Elas alcançaram 226.477 pontos no somatório das provas disputadas em quatro aparelhos: trave, barras assimétricas, solo e salto.

O Brasil superou Alemanha, Austrália, Suíça, Romênia e Coréia do Sul.

O resultado final, com a confirmação oficial dos quatro classificados, será conhecido entre 21h e 22h, horário previsto para o encerramento das competições de França e Bélgica.

MUNDIAL CLASSIFICOU OITO PAÍSES

Em outubro de 2015, no mundial de ginástica em Glasgow, na Escócia, houve a confirmação de oito seleções para os jogos olímpicos do Rio na categoria feminina.

Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China, Itália, Japão, Canadá e Holanda conquistaram as vagas naquela ocasião.

A ginastas brasileiras ficaram em nono lugar, o que levou a decisão da vaga para o evento-teste no Rio.

Nos jogos de Pequim, em 2008, a equipe formada por Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Ana Cláudia Silva, Ethiene Franco e Laís Souza levou o Brasil pela primeira vez à final por equipes de uma Olimpíada.

Apesar de ter terminado a competição em 8ª (última posição entre os finalistas), o resultado foi celebrado. Até então, a melhor colocação tinha sido um 9º lugar em Atenas, em 2004.

Além da experiência das veteranas Jade Barbosa e Daniele Hypólito, que vai para a sua quinta Olimpíada, o Brasil conta também com duas promessas: Rebeca Andrade, voltando de uma lesão no joelho que a deixou de fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e do mundial em Glasgow no ano passado, e Flávia Saraiva, que conquistou duas medalhas de ouro na etapa de Baku (Azerbaijão) da Copa do Mundo, em fevereiro passado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade