Publicidade
Publicidade

Cielo fica em 6º nos 100 m livre e abre mão de ir à final por foco nos 50 m

A esperada estreia de Cesar Cielo no Troféu Maria Lenk ocorreu nesta segunda-feira (18). E o desempenho nos 100 m livre, se não o colocou no top 5 da prova, deu-lhe confiança para sua prioridade: os 50 m livre, que ocorrerão na quarta-feira (20).

Com um tempo de 48s97 nas eliminatórias, Cielo classificou-se para decisão da distância na sexta posição. Porém, abriu mão de participar da final, que ocorrerá às 17h30.

Ele ainda não tem nenhum índice para disputar os Jogos Olímpicos do Rio, que acontecerão entre 5 e 21 de agosto.

"Fiquei com a expectativa de tentar fazer 48s. Saiu 48s97, então está dentro do que estava programado. Não treinei para essa prova. Para falar a verdade, eu estava até um pouquinho ansioso, porque não cheguei a competir muito nos 100 m livre. Acho que foi bom, dentro do possível tirei uma boa prova. Agora é focar nos 50 m livre", afirmou o nadador.

Bem cansado, ele se queixou levemente do horário de início das eliminatórias (9h30). Antes de cair na água, ele teve seu nome gritado das arquibancadas.

Cielo não nadava os 100 m livre abaixo dos 49s desde o Troféu Maria Lenk do ano passado, quando fez idênticos 48s97 para levar a medalha de prata. Ele é o recordista mundial da prova, com 46s91 registrado em 2009.

Após uma temporada ruim em 2015, na qual desistiu do Mundial de Kazan e da primeira seletiva olímpica, o paulista deixou o técnico Arilson Silva em janeiro e se mudou para os Estados Unidos. Em Scottsdale, no Arizona, fez a preparação com Scott Goodrich, que passou a orientá-lo.

Tendo competido pouco desde então, as atenções estavam voltadas para o que poderia fazer neste Troféu Maria Lenk, que inaugura o novo centro aquático do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Em sua avaliação, o desempenho foi satisfatório.

"Minha saída voltou a ser o que era antes. Estou mais confiante nos primeiros 15 metros [de prova]. Eu vim aqui fazer 48s [nos 100 m livre] e acredito que uns 21s8 [nos 50 m livre]. Acho que seria suficiente. Se não for, foge um pouquinho do meu controle. Mas a ideia é fazer 21s na quarta-feira e garantir a vaga", disse o paulista, que elogiou a nova piscina.

DISPUTA ACIRRADA

Cielo à parte, a briga por vaga na prova individual dos 100 m livre viu uma dança de cadeiras nesta segunda após as eliminatórias.

Marcelo Chierighini nadou para 48s20 (9º tempo do mundo este ano), fez índice e por ora tem a primeira vaga na distância. Nicolas Oliveira, que então era o primeiro na disputa, cravou 48s30 e agora é o segundo.

"Sei que tem a final à tarde, muita gente boa nadando, mas estou numa posição muito boa agora. Tirei um piano das minhas costas, veio um alívio muito grande", afirmou Chierighini, quinto colocado na prova no Mundial de Kazan.

Há, também, uma competição acirrada por vagas nos revezamento 4 x 100 m livre. Além de Chierighini e Oliveira, neste momento João de Lucca (48s59) e Matheus Santana (48s71) detêm outras posições para o quarteto.

Além da disputa nos 100 m livre, Tales Cerdeira obteve índice com a marca de 2min10s99 nas eliminatórias dos 200 m peito nesta manhã.

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade