Publicidade
Publicidade

Zanetti supera rival e vence nas argolas em evento-teste para os Jogos do Rio

O ginasta paulista Arthur Zanetti, 25, atual campeão olímpico nas argolas, superou seu maior rival e venceu a prova da modalidade em evento-teste para a Rio-2016 nesta segunda-feira (18), na Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra.

"Foi maravilhoso competir na mesma arena em que será a Olimpíada e sair com um resultado desse. Só eu sei o quanto tive que treinar", disse Zanetti, uma das principais apostas do Brasil para obter medalha de ouro nos Jogos do Rio, em agosto.

Com 15.866 pontos, ele superou por 33 milésimos seu maior competidor na disputa por medalha de ouro na modalidade, o grego Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial, que fez 15.833 pontos e ficou em segundo lugar. Na etapa classificatória Zanetti fora superado por seu rival, que teve nota 15.900, contra 15.800 do brasileiro.

"O objetivo é sempre melhorar. Na final, em geral a nota é mais baixa. Desta vez, consegui o contrário, cravei a saída. Isso fez a diferença", disse o ginasta brasileiro.

Após a apresentação quase perfeita do brasileiro, ele e a torcida tiveram que esperar até o final da apresentação de Petrounias, a última da sequência, para comemorar a conquista. Ambos foram bem em suas apresentações, mas Zanetti obteve uma saída perfeita, enquanto Petrounias deu um pequeno passo.

Após a premiação, o ginasta grego disse estar feliz de saber que ninguém é invencível. "Foi uma grande batalha entre nós. Se você está no lugar certo, na hora certa, pode vencer. Hoje, ele [Zanetti] cravou a saída, eu não. Sua série foi incrível, a minha também", afirmou o grego.

Zanetti disse que disputar a competição em casa pode fazer diferença a seu favor na Olimpíada do Rio –a arena, que tem capacidade para 12 mil torcedores, contou com 2.056 assistentes nesta segunda. "Tem pressão para todo lado. Quem tiver a cabeça melhor na hora terá o melhor resultado. A torcida ajuda. Senti hoje que estar em casa é muito bom", disse Zanetti.

MOTIVAÇÃO

Campeão e vice conversaram no pódio e, segundo o brasileiro, ele agradeceu o rival por lhe dar motivação na disputa da modalidade. "Consegui esse resultado por causa dele. Como ele foi campeão mundial, era o cara a ser batido. Ninguém sabe o quanto treinei para isso", disse.

No entanto, para Zanetti, qualquer finalista pode representar uma ameaça nos Jogos Olímpicos do Rio. No evento-teste, o terceiro colocado foi o francês Samir Ait Said.

O treinador de Zanetti, Marcos Goto, afirmou que a série do brasileiro e de seu rival "são muito parecidas", mas disse que Petrounias "cometeu alguns erros de execução". "Para nós, não tem segredo, é treinar, treinar e treinar", afirmou o treinador.

Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
CBG Evento Teste - Ginastica Artistica | Arena Olimpica da Barra | Foto: RicardoBufolin/CBG
Zanetti com a medalha de ouro, ao lado do grego Eleftherios Petrounias (à esq.) e do francês Samir Ait Said

RECLAMAÇÕES

Pessoas que assistiram ao primeiro evento-teste da arena criticaram a infraestrutura do lugar e a organização do evento. A Rio-2016 deve fazer uma avaliação oficial na próxima sexta (22), último dia de competições.

Para Georgia Guedes, 38, os problemas começaram do lado de fora. "Não havia qualquer sinalização indicando que a prova de ginástica seria neste local. Eu só sei porque moro aqui perto e conheço as arenas olímpicas."

Já Ana Carla Ribeiro, 42, considerou as cadeiras desconfortáveis. "Ficamos sentados nela o dia inteiro vendo as provas. Ao final eu até preferia ficar de pé", brinca.

Geise Leão, 38, reclama do fato de, na opinião dela, haver poucas opções de alimentação. Há sete bares instalados para uma arena com capacidade para 12 mil pessoas.

Concluída para os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, o local tem paredes e piso mal acabados, com rachaduras.

Para, Leão "ainda há muito coisa para melhorar até a Olimpíada. Falta uma boa mão de tinta aqui."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade