Publicidade
Publicidade

Diferentemente da Copa, seleção olímpica não treinará só no Rio

A seleção brasileira vai se preparar para a disputa da medalha de ouro olímpica na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio.

Mesmo assim, a comissão técnica não vai repetir a estratégia montada por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo.

O centro de treinamento da CBF foi usado como base da seleção durante toda a disputa do Mundial. A seleção viajava para jogar pelo país e voltava para a serra fluminense logo após as partidas.

Desta vez, o time nacional vai ficar na granja apenas nos primeiros dias de preparação. Após o período de treinamento, a delegação vai treinar e jogar nas cidades-sedes que estiverem no seu roteiro. O curto período de intervalo entre as partidas (três dias) foi decisivo para Dunga optar por evitar as viagens de regresso para Teresópolis.

A intenção do técnico é levar os convocados para Teresópolis a partir do dia 17 de julho. Mas isso ainda depende de um acordo com os clubes que vão liberar os seus atletas para os Jogos Olímpicos. Se não conseguir, os treinos em Teresópolis vão começar no dia 23 de julho.

Uma semana depois, o time vai começar a percorrer o país. No dia 31, a seleção fará o último amistoso antes da estreia nos Jogos. O local e o adversário ainda não estão definidos.

A ideia da CBF é realizar o jogo próximo de Brasília, cidade que abrigará os dois primeiros jogos da seleção no torneio olímpico. Goiânia é a cidade favorita para sediar o amistoso.

A delegação chegará na capital federal no dia 1º de agosto. Os atletas vão ficar por lá até o dia 8. Neste período, o time jogará contra a África do Sul, dia 4, e Iraque, dia 7, no Mané Garrincha.

Em seguida, a equipe parte para Salvador, onde enfrentará a Dinamarca, no dia 10, na Fonte Nova.

Caso se classifique para a segunda fase em primeiro lugar no seu grupo, a seleção seguirá para São Paulo. Depois, o time viajará para o Rio, onde disputará a semifinal e a final. Neste caso, a seleção poderá voltar a Teresópolis.

Se a equipe ficar em segundo lugar no seu grupo, o time permanecerá em Salvador para jogar a partida do mata-mata. Se conseguir a vaga, os comandados de Dunga seguem para o Rio para as partidas finais.

A conquista do ouro olímpico é a prioridade do comando da CBF. Em novembro, o presidente Marco Polo del Nero disse que "o objetivo único [para 2016] é trazer o ouro" nos Jogos do Rio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade