Publicidade
Publicidade

Oposição adia prazo de inscrição de chapas para eleição do COB

A Justiça do Rio concedeu liminar nesta terça-feira (26) que desfaz o dia 30 de abril como data limite para inscrição de chapas à presidência do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

A liminar assinada pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível, determina que o limite para inscrição de chapas seja até 30 dias antes da eleição, prevista para ocorrer no quarto trimestre deste ano. A data específica não foi definida.

A data estava estipulada no estatuto da entidade. As chapas interessadas em concorrer tinham até o próximo dia 30 para apresentar registro na secretaria do COB, desde que tivessem ao menos dez compromissos de apoio por escrito de membros do comitê.

Avener Prado/Folhapress
SAO PAULO, SP, 29.03.2016, BRASIL, SABATINA, Presidente do COB Carlos Arthur Nuzman sendo sabatinado por jornalista da Folha (Foto Avener Prado / Folhapress )
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, durante sabatina da Folha, em março

A ação foi movida pelo presidente da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Alaor Azevedo, que pretende formar uma chapa de oposição para o pleito.

O situacionista Carlos Arthur Nuzman vai formar uma aliança com Paulo Wanderley Teixeira (presidente da Confederação Brasileira de Judô), conforme a Folha revelou neste mês.

Nuzman comanda o COB desde 1995 e, no momento, também presidente o comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio.

Procurado, o comitê disse em nota que, "como sempre, cumprirá a decisão judicial".

A maior parte dos integrantes da assembleia é formada por 30 presidentes das confederações esportivas, com quem Nuzman tem falado para angariar apoio. Votam ainda três membros vitalícios da entidade, como João Havelange, ex-presidente da Fifa, e 11 membros eleitos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade