Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Brasil tem grandes chances de bater recorde de pódios, diz técnico da natação

Mesmo sem Cesar Cielo, o Brasil tem grandes chances de bater o recorde de Atlanta-1996 e conseguir o maior número de medalhas na natação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerão entre 5 e 21 de agosto. Ao menos essa é a expectativa de Alberto Pinto, o Albertinho, técnico da seleção masculina e do Esporte Clube Pinheiros.

Há 20 anos, nos Estados Unidos, o país conquistou três medalhas na modalidade, das quais uma de prata e duas de bronze, a melhor marca em uma única edição do megaevento. Os pódios vieram com Gustavo Borges (prata nos 200 m livre e bronze nos 100 m livre) e Fernando Scherer (bronze nos 50 m livre).

Na última Olimpíada, em Londres-2012, Cesar Cielo e Thiago Pereira não conseguiram superar o recorde e conquistaram um pódio cada. Pereira foi prata nos 400 m medley, e Cielo levou o bronze nos 50 m livre.

TV Folha entrevista Albertinho

"Esse time tem grandes chances de trazer o maior número de medalhas dos Jogos Olímpicos, o que não é difícil, já que são só três medalhas. Mas, por ser uma medalha olímpica, não vai ser fácil. E, principalmente, queremos fazer um bom número de finais, com atletas e provas diferentes, para deixarmos um legado vivo para ser trabalhado para [a Olimpíada de] Tóquio em 2020", afirmou o treinador, em entrevista à "TV Folha".

Em 2016, o Brasil levará sua maior delegação de natação em uma edição dos Jogos. Serão 29 nadadores, um a mais do que em Pequim-2008. A lista ainda pode aumentar porque alguns revezamentos, no masculino e no feminino, ainda dependem do posicionamento no ranking mundial para saber se terão vaga ou não.

O time terá em Thiago Pereira seu principal nome nos Jogos do Rio. Mas nadadores como Bruno Fratus (50 m livre), João Gomes Jr. e Felipe França (100 m peito) despontam como candidatos a medalha.

"O índice [olímpico] do Brasil não foi fácil, a gente entendeu que tinha que ser um patamar para selecionar atletas que estivessem a fim de ir lá e vencer, e não só participar. Então, é um time grande e qualificado. Talvez falte um pouco de experiência neste tipo de evento, mas, se levarmos em conta que o Cesar [Cielo] ganhou duas medalhas logo na sua primeira Olimpíada, devemos acreditar nesse objetivo", completou.

Cielo, único nadador do país a conquistou um ouro nos Jogos (nos 50 m livre em Pequim-2008), foi superado na busca pela vaga olímpica na prova mais rápida das piscinas nas duas seletivas nacionais realizadas. Os representantes do Brasil na distância serão Bruno Fratus e Ítalo Duarte.

Divulgação
Alberto Pinto, o Albertinho, técnico da seleção masculina e do Pinheiros.
Alberto Pinto, o Albertinho, técnico da seleção masculina de natação e do Pinheiros
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade