Publicidade
Publicidade

Atletas da seleção de vôlei exercitam mente e músculos com pilates

Uma parte importante da preparação física da seleção feminina de vôlei no Centro de Treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em Saquarema, é realizada em sessões de pilates.

O método desenvolvido nos anos 1920 pelo alemão Joseph Pilates utiliza exercícios de baixo impacto e com poucas repetições para alongar e fortalecer a musculatura.

Como os movimentos do pilates devem ser feitos com pouca velocidade e muita precisão, o método também é indicado para melhorar a capacidade de concentração.

"O pilates ajuda as jogadoras a estarem em sintonia com o corpo, para que elas entendam como ele está reagindo de acordo com a situação que elas enfrentam", afirma José Elias Proença, preparador físico da seleção feminina desde 2003.

Reprodução/Instagram/mariparaiba15
Entre um treino e outro a gente ainda arruma um gás pro pilates 👊🏾🔝💪🏾... Com a professora top Margareth @ginastika 😉😊
A ponteira Mari Paraíba posta foto da sua sessão de pilates no Instagram

Na atual fase de preparação da seleção, as sessões de pilates acontecem após treinos na areia e na academia, para desenvolver e fortalecer a musculatura das jogadoras.

Para a maior parte das atletas, as sessões são realizadas duas vezes por semana.

No entanto, como a seleção faz um trabalho de preparação física individualizado, outras jogadoras, como a levantadora Dani Lins, realizam o dobro de sessões.

"Por ser levantadora, ela precisa de uma boa estrutura do tronco, se não pode acabar tendo alguma lesão lombar. Não precisa de tanta potência, mas precisa de controle e alinhamento postural, coisas que são trabalhadas no pilates", diz Proença.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade