Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Segurança restringe evento-teste olímpico no Engenhão a 3.000 espectadores

Por questões de segurança, o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que servirá como evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio entre sábado (14) e segunda (16), será aberto para apenas 3.000 pessoas.

A competição, que reúne países de língua portuguesa e espanhola e alguns convidados, será realizada no estádio do Engenhão, palco do atletismo na Olimpíada (de 5 a 21 de agosto).

Durante o megaevento, o estádio terá capacidade para 60 mil espectadores —haverá 15 mil assentos temporários adicionais aos 45 mil permanentes. Porém, ainda estão sendo feitas obras nas arquibancadas, o que restringe a capacidade de público.

Os espectadores podem adquirir ingressos nas bilheterias do Engenhão durante os dias de competição. A entrada é gratuita.

Ao todo, serão 400 atletas de 24 países no campeonato. O Brasil estará representado por 94, entre eles a vice-campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer. O principal desfalque é o também varista Thiago Braz, que preferiu continuar com seus treinamentos na Itália.

A colocação da pista, que foi iniciada na segunda semana de abril e gerou questionamentos sobre sua conclusão —devido ao curto tempo para a finalização—, está praticamente executada. A Folha apurou que resta realizar pinturas nas áreas interna e externa.

Inaugurado para o Pan de 2007, o Engenhão ficou fechado entre março de 2013 e fevereiro de 2015 para realização de reparos em sua cobertura, que estaria sob risco de desabamento. Durante a Rio-2016, além do atletismo, ele também abrigará partidas dos torneios de futebol.

Johannes Eisele/AFP
Brazil's Fabiana Murer competes in the women's pole vault athletics event at the 2015 IAAF World Championships at the "Bird's Nest" National Stadium in Beijing on August 26, 2015. AFP PHOTO / JOHANNES EISELE ORG XMIT: DD012
Fabiana Murer durante a Copa do Mundo de Atletismo em Pequim, na China
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade