Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio-2016

Manobra para alterar o calendário favorece principal canoísta brasileiro

Uma mudança no programa das provas da canoagem velocidade abriu a possibilidade de o canoísta Isaquias Queiroz, 22, terminar os Jogos do Rio como o maior medalhista do país em uma só edição do megaevento.

Está praticamente definido que o baiano, nome em ascensão na cena olímpica nacional, disputará três provas de 15 a 20 de agosto na Lagoa Rodrigo de Freitas.

São elas: a competição individual dos 200 m, a individual dos 1.000 m e a prova em dupla dos 1.000 m (seu parceiro é Erlon Souza).

Queiroz chegará com o status de favorito ao pódio nas três categorias.

Na prova em dupla, ambos são os atuais campeões mundiais. Na disputa individual dos 200 m, ele foi bronze no Mundial de 2015. Na individual dos 1.000 m, ficou em terceiro no Mundial de 2013.

O sonho do pódio triplo só se tornou possível graças a manobra feita nos bastidores que permitiu um cronograma favorável a Isaquias.

Oficialmente, autoridades afirmam que a alteração deixa o programa da canoagem mais bem dividido para os competidores. O objetivo é "permitir a mais atletas oportunidades de competir em classes adicionais", informou a federação internacional da modalidade, em comunicado enviado à reportagem.

Segundo o comitê organizador da Rio-2016, a mudança também beneficia o público, pois haverá provas de diferentes distâncias nos seis dias de competição.

No entanto, a Folha apurou com autoridades olímpicas de alto escalão que a principal motivação foi mesmo o favorecimento a Isaquias.

A CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) fez forte pressão sobre a federação internacional para que o calendário fosse refeito. Cabe a esse órgão definir as datas junto com o comitê organizador da Olimpíada.

Embora questionável, a manobra não é considerada ilegal no universo olímpico. Há casos em outras modalidades, com países que sediam os Jogos atuando para mudar datas ou horários a fim de beneficiar seus atletas.

Maiores medalhistas brasileiros em uma só Olimpíada - Isaquias Queiroz pode ser o primeiro brasileiro a conquistar 3 medalhas em uma olimpíada

O RIO INOVA

Um calendário da canoagem como o do Rio segue modelo, no mínimo, incomum.

Em Londres-2012, as eliminatórias dos 1.000 m, tanto o individual quanto em dupla, ocorreram em dias consecutivos, e as finais nos dois dias seguintes. Ou seja, em Londres, havia pouco descanso entre as classificatórias e a disputa por medalhas, o que se tornava empecilho para que os canoístas disputassem a individual e a dupla.

Em Pequim-2008, as duas provas de 1.000 m (para um ou dois canoístas) foram realizadas no mesmo dia, o que inviabilizava a participação de um atleta nas duas.

Na Rio-2016, cada prova será disputada em dois dias subsequentes. O individual com 1.000 m acontece em 15 (eliminatória e semifinal) e 16 de agosto (final). Nos dias 17 e 18, é a vez do individual com 200 m. A disputa dos 1.000 m em dupla ocorre em 19 e 20.

"O calendário da canoagem velocidade sempre tem alteração entre Jogos Olímpicos", disse João Tomasini Schwertner, mandatário da CBCa e ex-vice-presidente da federação internacional.

Esse tema é, desde 2015, uma dos pontos centrais da preparação da equipe brasileira, que vislumbra a chance de Isaquias ganhar mais de uma medalha na Rio-2016.

Na história do Brasil nos Jogos, só quatro atletas conquistaram mais de uma medalha em uma só edição: os atiradores Guilherme Paraense e Afrânio da Costa (1920) e os nadadores Gustavo Borges (1996) e Cesar Cielo (2008).

Cada um deles obteve duas medalhas na mesma edição.

SAIBA MAIS

Alteração no calendário olímpico não é um privilégio da canoagem no Rio.

Para beneficiar Allyson Felix, 30, dona de quatro ouros e duas pratas olímpicas, a federação de atletismo dos EUA pediu à IAAF (entidade que rege a modalidade) e ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para adaptar as provas dos 200 m e 400 m.

A princípio, a primeira rodada eliminatória dos 200 m e a final dos 400 seriam na mesma noite, em 15 de agosto, com diferença de 75 minutos entre elas.

Allyson é favorita ao pódio em ambas. E, graças à interferência dos EUA, os horários foram mudados.

Agora, a primeira eliminatória dos 200 m será pela manhã, possibilitando que ela dispute uma medalha nos 400 m, à noite.

O atletismo americano também obteve uma vitória nos bastidores antes dos Jogos de Atlanta-1996.

Para beneficiar o astro Michael Johnson, houve mudança nos dias das provas em que era favorito.

"A história se tornou uma narrativa ainda maior porque o calendário das provas do atletismo em Atlanta foi alterado, de maneira a permitir que eu fosse a primeira pessoa a triunfar nos 200 m e nos 400 m na mesma Olimpíada", disse Johnson à Folha, em depoimento.

"Passou a haver uma tremenda pressão sobre mim a partir do momento [da mudança]. De alguma maneira, isso me ajudou."

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, as provas de 400 m e 200 m foram disputadas quase simultaneamente.

Em Atlanta, a final dos 400 m foi em 29 de julho, e a dos 200 m três dias depois. Johnson venceu ambas.

RAIO-X - ISAQUIAS QUEIROZ

NASCIMENTO
3.jan.1994, em Ubaitaba (BA)

CONQUISTAS
Três ouros e dois bronzes nos Mundiais de 2013, 2014 e 2015; dois ouros e uma prata no Pan de Toronto-2015

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade