Publicidade
Publicidade

Dunga escolhe Neymar, Willian e Miranda para seleção olímpica

O técnico da seleção brasileira, Dunga, já definiu os jogadores acima da idade olímpica (até 23 anos) que irá convocar para disputa dos Jogos Olimpícos do Rio. Além de Neymar, já liberado pelo Barcelona para o torneio, serão chamados o meia Willian, do Chelsea, e o zagueiro Miranda, da Inter de Milão.

Os três são jogadores de confiança nesta segunda fase de Dunga no comando da seleção. Miranda e Willian foram chamados em todas as convocações do treinador desde que reassumiu o cargo após o vexame do time nacional em casa na Copa de 2014.

Principal jogador brasileiro, Neymar só não foi chamado pelo técnico em todas as convocações porque foi obrigado a cumprir quatro partidas de suspensão por ter se envolvido numa briga na Copa América do ano passado.

A inédita medalha de ouro na Olimpíada foi definida pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, como a prioridade de Dunga neste ano. Pelo regulamento dos Jogos, cada seleção poderá contar com três atletas acima de 23 anos.

Em Pequim-08, quando a seleção, também treinada por Dunga, ficou com a medalha de bronze, foram chamados o meia Ronaldinho, o atacante Robinho e o zagueiro Thiago Silva para a competição.

A CBF vai aproveitar os próximos meses para negociar a liberação dos outros dois convocados. Miranda é o que mais preocupa. O técnico da Inter de Milão, Roberto Mancini, já avisou que não pretende liberar o jogador para a disputa da Olimpíada e da Copa América –para este torneio, o time italiano é obrigado a liberar o jogador porque é uma competição Fifa.

Neste mês, o ex-zagueiro do São Paulo foi chamado para participar da competição continental, que será realizada no próximo mês, nos EUA. Mancini chegou a conversar com Dunga sobre o assunto.

O italiano teme que o atleta se desgaste muito e não consiga descansar no período de férias do futebol europeu.

A comissão técnica da seleção brasileira, no entanto, acredita que o próprio jogador vai conseguir convencer Mancini a liberá-lo. Com 31 anos, Miranda nunca jogou uma Copa do Mundo. O torneio olímpico será a competição mais importante do zagueiro defendendo a seleção.

DOUGLAS COSTA

Caso não consiga a liberação do jogador da Inter de Milão, Dunga deverá, então, abrir mão de um defensor experiente nos Jogos do Rio.

Neste caso, ele pretende chamar o meia-atacante Douglas Costa, um dos destaques do alemão Bayern de Munique, e montar um time agressivo no torneio olímpico.

O jogador ganhou a vaga de titular da seleção durante as eliminatórias da Copa do Mundo e foi chamado por Dunga em sete das nove convocações que fez desde que voltou ao cargo, em 2014.

A convocação dos 18 jogadores que vão disputar o torneio olímpico será feita por Dunga no início de julho.

A Olimpíada será aberta no dia 5 de agosto, mas o time nacional começará a disputa da competição no dia 4. Nesta data, a equipe enfrenta a África do Sul, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Iraque e Dinamarca também estão no grupo da seleção.

OLÍMPICOS NOS EUA

Dunga já vai trabalhar com parte do grupo olímpico na Copa América. Ele chamou para a competição nos EUA sete jogadores com idade para disputar os Jogos do Rio –o goleiro Ederson, do Benfica, os zagueiros Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Rodrigo Caio, do São Paulo, os laterais Fabinho, do Mônaco, e Douglas Santos, do Atlético-MG, o meia Rafael Alcântara, do Barcelona, e o atacante Gabriel, do Santos.

SEM NEYMAR

Do trio que Dunga escolheu para levar à Rio-2016, só Neymar não irá aos EUA ajudar o técnico a chegar aos Jogos ainda à frente da seleção. Pressionado pelo mau desempenho nas eliminatórias –venceu dois dos seis jogos e está em sexto lugar, fora da zona de classificação à Copa-2018–, Dunga tem de ir bem na Copa América, em junho, para não correr risco.

Neymar não irá porque o Barcelona fez acordo com a CBF para liberá-lo para apenas uma competição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade