Publicidade
Publicidade

Após reforma, pista do Engenhão é criticada por velocista

Palco do futebol e do atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio, o Engenhão começou a receber neste sábado (14) o penúltimo evento-teste do calendário da Rio 2016.

O primeiro dia do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo atraiu cerca de 3.000 pessoas ao estádio, que teve a capacidade ampliada para 60.000 espectadores.

Segundo os organizadores, não houve falhas no evento. A velocista Rosangela Santos fez críticas à nova pista de aquecimento.

"A pista é bem rápida, quem sabe vamos ver o Usain Bolt batendo recorde. Só fiquei um pouco chateada porque a cor deveria ser vermelha para manter a tradição da Olimpíada. E lá dentro, na pista de aquecimento, ainda falta melhorar alguma coisa. Está em descida, está mais ou menos", disse Rosangela Santos, vencedora dos 100 metros rasos com a marca de 11,24s.

O Engenhão foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, ficou fechado durante dois anos para o reparo de falhas na cobertura, entre 2013 e 2015, e agora passou por novas obras para a Olimpíada.

A reforma consumiu R$ 52 milhões. Além das pistas de aquecimento e de competição terem sido trocadas, foram instalados 15 mil assentos temporários nas arquibancadas, que se somam aos 45 mil permanentes.

Cerca de 400 atletas de 24 países participam das competições neste fim de semana. O campeonato é a primeira competição de atletismo no Engenhão desde 2012.

Para Agberto Guimarães, diretor executivo de esportes e integração paralímpica da Rio 2016, o evento-teste foi satisfatório.

"Se a gente continuar no ritmo de hoje, estará andando tudo bem. Não houve nenhuma reclamação, está todo mundo contente. Estive com os delegados técnicos da federação internacional e eles não fizeram nenhuma observação negativa", disse.

FABIANA MURER

A estrela do evento foi Fabiana Murer, vice-campeã mundial de salto com vara. Ela confirmou o favoritismo e garantiu o lugar mais alto no pódio. Na segunda tentativa, superou o sarrafo na altura de 4,60 m, mas não conseguiu alcançar 4,70m.

"Vim sem expectativa porque ainda estou treinando forte para chegar ao nível de competição. Faltou um pouquinho de físico e mais velocidade por estar pesada, mas foi muito bom", disse a saltadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade