Publicidade
Publicidade

Brasil e Rússia vão duelar na 1ª fase do torneio feminino de vôlei da Rio-2016

Uma das maiores rivalidades do vôlei, as seleções femininas de Brasil e Rússia vão duelar logo na primeira fase dos Jogos Olímpicos da Rio-2016. A definição dos grupos da competição foi anunciada nesta segunda-feira (23) pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Atual bicampeã olímpica, a seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães ainda enfrentará na primeira fase o Japão, a Coreia do Sul, a Argentina e Camarões. No Grupo B estão EUA, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.

A tabela com ordem dos confrontos, dias e horários ainda não foi definida.

"São dois grupos fortes. Nos Jogos Olímpicos não podemos escolher adversários e vamos buscar primeiro a melhor classificação possível dentro do grupo. Seguimos trabalhando forte para chegar no melhor momento em agosto", disse Zé Roberto.

GRUPOS DO VÔLEI FEMININO NA RIO-2016 - Países e as respectivas colocações no ranking mundial

Brasil e Rússia protagonizam grandes duelos nos últimos anos. Em Atenas-2004, nas semifinais dos Jogos, a seleção brasileira vencia por 2 sets a 1 e ganhava a quarta parcial por 24 a 19, mas tomou a virada e perdeu o jogo por 3 sets a 2.

Quatro anos depois, as brasileiras venceram as rivais na primeira fase e conquistaram o título sobre os EUA. Em Londres-2012, o Brasil venceu as russas nas quartas de final por 3 sets a 2.

Em Campeonatos Mundiais, as russas venceram o Brasil nas decisões de 2006 e 2010. Uma diferença a favor das brasileiras é que duas algozes da seleção, as veteranas Ekaterina Gamova, 35, e Lioubov Sokolova, 38, anunciaram a aposentadoria neste mês e não jogarão na Rio-2016.

Outra rival da primeira fase dos Jogos de Londers-2012 que retorna ao grupo do Brasil em 2016 é a Coreia do Sul que, na última Olimpíada bateu a equipe de Zé Roberto por 3 sets a 0.

Antes da Olimpíada do Rio, a seleção brasileira feminina de vôlei enfrentará a Rússia no Grand Prix, que será disputado entre 10 de junho e 10 de julho.

Vôlei

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade