Publicidade
Publicidade

Profissionais do boxe são autorizados a competir na Rio-2016

Os boxeadores profissionais poderão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, decidiu nesta quarta-feira (1º) a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador).

Os integrantes da associação, reunidos em um congresso extraordinário em Lausanne, na Suíça, decidiram, com 88 votos a favor e quatro abstenções, admitir os boxeadores profissionais no torneio olímpico.

John Gurzinski/AFP
Manny Pacquiao comemora vitória sobre Timothy Bradley
Manny Pacquiao comemora vitória sobre Timothy Bradley

As mudanças no esporte iniciadas em 2012, com a admissão das mulheres nos Jogos de Londres e a retirada dos capacetes dos homens nos Jogos do Rio (como acontecia até Los Angeles-1984), dá um novo passo adiante.

Apesar da autorização dos pugilistas profissionais para os Jogos Olímpicos, a princípio poucos devem comparecer ao Rio de Janeiro, pela falta de tempo de preparação e para disputar o último torneio classificatório, previsto para a Venezuela em julho.

"Tomamos esta decisão, que está dentro das recomendações da Agenda-2020 do COI, para o futuro e com a perspectiva de Tóquio-2020, porque o ciclo de classificação para o Rio está muito avançado", explica a Aiba, que destaca uma "etapa adicional na evolução do boxe".

O BOXE EM TRANSFORMAÇÃO - Veja como o esporte tem mudado nos últimos anos

A primeira porta para a profissionalização do boxe olímpico foi aberta há três anos, quando a associação de boxe autorizou a presença nas Olimpíadas de profissionais com menos de 15 combates disputados.

Entre as estrelas do boxe profissional, o filipino Manny Pacquiao, que sonhava em representar seu país no torneio olímpico, anunciou sua desistência no fim de maio, já que deve iniciar uma nova carreira como senador.

O ucraniano Vladimir Klitschko, medalha de ouro nos Jogos de Atlanta-1996, quando era amador, afirmou em março que viajaria ao Rio de Janeiro se a reforma fosse aprovada, mas parece ter poucas chances de competir no Brasil, já que tem uma luta no dia 9 de julho em Manchester contra o britânico Tyson Fury pelos cinturões da WBA e WBO.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade